domingo, 2 de fevereiro de 2014

Jornal Informativo - Janeiro 2014

Fraternidade e Tráfico Humano - CF 2014

Tema: Fraternidade e Tráfico Humano
Lema: Para Liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1)
Objetivos desta Campanha da Fraternidade

OBJETIVO GERAL

Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e
denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana,
mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal,
com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Identificar as causas e modalidades do tráfico humano e os rostos que sofrem com essa exploração.
2. Denunciar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano.
3. Reivindicar, dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas pelo tráfico humano na vida familiar e social.
4. Promover ações de prevenção e de resgate da cidadania das pessoas em situação de tráfico.
5. Suscitar, à luz da Palavra de Deus, a conversão que conduza ao empenho transformador dessa realidade aviltante da pessoa humana.
6. Celebrar o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, sensibilizando para a solidariedade e o cuidado às vítimas desse mal. 

* * * * * *


Mensagem do Papa Francisco


"Ciúmes e invejas dividem os cristãos", adverte Francisco.

Cidade do Vaticano (RV) – “Os cristãos devem fechar as portas a ciúmes, invejas e mexericos que dividem e destroem nossas comunidades”. A exortação foi feita pelo Papa na manhã desta quinta-feira, 23, na missa presidida na Santa Marta.Sua reflexão começou a partir da primeira leitura do dia, que fala da vitória dos israelitas sobre os filisteus, graças à coragem do jovem Davi. A alegria da vitória se transformou logo em tristeza: o Rei Saul, invejoso porque as mulheres louvaram Davi, que matou Golias, mandou executá-lo.“É o que o ciúme faz em nosso coração – observou o Papa – é uma inquietude cruel: não toleramos que um irmão ou irmã tenham algo que não temos. Saul, ao invés de louvar Deus, como fizeram as mulheres de Israel, preferiu se fechar e ficar lamentando consigo mesmo”. “O ciúmes leva a matar.. foi pela porta da inveja que o diabo entrou no mundo. Ciúme e inveja abrem as portas ao mal, são um veneno”, disse, advertindo:“As pessoas invejosas e ciumentas são amargas: não sabem cantar, não sabem louvar e não conhecem a alegria. Semeiam sua amargura e a difundem em toda a comunidade. Outra consequência deste comportamento são os mexericos, porque quando uma pessoa não tolera que outra tenha algo que ela não tem, tenta ‘rebaixá-la’, falando mal dela. Vejam: por trás de uma fofoca estão sempre ciúmes e inveja”.“Quantas belas comunidades cristãs – exclamou o Papa – andavam bem até que o verme da inveja contagiou um de seus membros e com ele, a tristeza, o ressentimento e as fofocas”, completou o Papa. “Hoje, nesta missa, rezemos por nossas comunidades cristãs para que a semente do ciúme não seja semeada entre nós; que a inveja não penetre em nossos corações e possamos ir avante, louvando o Senhor, com a graça de não cairmos na tristeza”.

* * * * * *

O ESPIRITO DO ECC


O ECC é um serviço-escola. Não é um movimento. Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC. Apresenta-se como um “SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMÍLIAS DA PARÓQUIA”. É essencialmente paroquial. Esta é a característica fundamental.

Pe. Alfonso Pastore chega a dizer que “quem lhe retirar essa característica (paroquialidade) arranca-lhe a alma”. O ECC é feito de casais para casais. É ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão da Igreja, por meio de seus Documentos e Encíclicas, e de sua Doutrina Social.Espiritualidade - É a tônica do ECC e se fundamenta em 5 pontos básicos:
a) DOAÇÃO – essência da vida cristã;b) POBREZA – atitude evangélica fundamental para se colher o Reino de Deus;
c) SIMPLICIDADE – atitude que se traduz num estilo simples, espontâneo e autêntico no relacionamento com os outros.
d) ALEGRIA – nasce da certeza da vitória do bem e é experimentada no encontro, na partilha, na doação, na comunhão com o outro.
e) ORAÇÃO – é uma relação pessoal do homem com Deus em Jesus Cristo.


Juntam-se as estes valores a FRATERNIDADE, a GRATUIDADE e a MISSIONARIEDADE.



Nos passos de Santo Agostinho

Quem sai à procura da verdade já está na busca de Deus, ainda que não o saiba
Em sua encíclica Lumen Fidei, o Papa Francisco indicou o caminho para um diálogo com
 aqueles que, "apesar de não acreditarem, desejam-no fazer e não cessam de procurar" (n. 35). A atitude do Santo Padre nada mais é que de obediência às palavras de Jesus, que pediu a seus discípulos que pregassem "o Evangelho a toda criatura" (Mc 16, 15), indistintamente.
Diante do evidente anseio do homem pelo infinito, o indiferentista age tentando abafá-lo.Como alguém com sede que se esforça continuamente por ignorar a sequidão de sua boca ou os sinais evidentes de que seu organismo clama por água. Enquanto sua sede não for saciada, o seu organismo continuará definhando, até a completa falência. 

De fato, ninguém está excluído do amor de Deus. Ele sempre está de braços abertos, esperando que o homem aceite seu desígnio de amor e redenção. Ele que, como ensina São Paulo, "quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade" (1 Tm 2, 4), revela-Se àqueles que O procuram de coração sincero. Afinal, "que outra recompensa poderia Deus oferecer àqueles que O buscam, senão deixar-Se encontrar a Si mesmo?", questiona o Papa Francisco. Nesta verdade, ao mesmo tempo em que se percebe a vontade de Deus de salvar o homem e conduzi-lo à morada eterna, nota-se uma realidade negativa: diante do Senhor, múltiplas atitudes são possíveis, exceto a indiferença. Não são poucos os homens de nosso tempo que, mais que negar a existência de Deus – indo contra a própria razão natural, pela qual qualquer um pode chegar a esta verdade elementar –, sepultam no cemitério de suas mentes qualquer possibilidade de experiência religiosa. Isto quando não as eliminam completamente, tomando a atitude que o Catecismo chama de "uma fuga da pergunta última sobre a existência e uma preguiça da consciência moral" (§ 2128).
Acontece o mesmo com aquele que nega a vocação do homem à transcendência. Para ir sobrevivendo neste mundo, ele vai mendigando em fontes de uma felicidade aparente e passageira, desconhecendo ou tentando ignorar que só a "água viva" de Cristo pode verdadeiramente satisfazê-lo (cf. Jo 4, 10).
Esta atitude de desprezo para com a verdade pode acabar muitas vezes em um caminho sem saída, que é o do pecado contra o Espírito Santo. Por isso diz-se que, diante de Cristo, não é possível ficar indiferente. "Quem não está comigo, está contra mim" (Lc 11, 23), diz o Senhor. Ao ouvir a história comovedora do próprio Deus que se abaixa à mísera condição humana, ou se acolhe a Sua mensagem de amor ou se diz "não" à Sua vontade. Mesmo a tentativa de "dar de ombros" aos apelos divinos tem o seu significado, não podendo o homem ser eximido de culpa, a menos que esteja em ignorância invencível, situação que só Deus pode julgar concretamente.
Ao lado deste homem que, na renúncia a decidir, acaba escolhendo ficar em cima do muro, existe aquele pagão na eminência de se tornar um Agostinho. Ao contemplar no ser humano o desejo pelo Bom e pelo Belo, ele sai em busca da Verdade e, mesmo que ainda não a conceba com "v" maiúsculo e esteja cheio de dúvidas, dispende todos os seus esforços para conhecê-La. Quem quer que comece a trilhar este caminho segue aquele itinerário descrito de forma extraordinária nas "Confissões", de Santo Agostinho. Mais cedo ou mais tarde, ele será ofuscado pela luz da fé e, dando o passo definitivo, poderá exclamar com o doctor gratiae: "Tarde Vos amei, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde Vos amei!"
Inúmeros são os exemplos de descrentes que terminaram seu processo de busca na Igreja. É que, como dizia Santa Edith Stein, "quem procura a verdade procura Deus, ainda que não o saiba".
Por Equipe Christo Nihil Praeponere

* * * * * *




 AVISOS  

FORMAÇÃO P/ COORDENADORES:Dia: 16/02/2014 – Local: Auditório do Colégio Dom Felipe Júnior Horário: 08 horas
ENCONTRÃO: dia 22/02/2014 - Local: Rainha da Paz - Horário: 20 horas.
REUNIÃO DE COORDENADORES: 
MISSA DA FAMÍLIA: dia 08/03/2014 - Local: Igreja Matriz - Horário: 19 horas.
MISSA DA FAMÍLIA: dia 08/03/2014 - Local: Igreja Matriz - Horário: 19 horas.

Dia 07/03/2014 - Local: SÃO FRANCISCO - Horário: 20 horas


* * * * * *
Aniversariantes do Mês de Março
NOME DO CASAL
ENDEREÇO
ECC
D.C.
ANOS
BODAS
Mercês e Socorro
R. Dona Lúcia Pinheiro, 2655
15º
03/03/85
29
ERVA
Flávio e Lílian
R. Creuza Rocha, 242 – Jd. Guanabara
12º
05/03/94
20
PORCELANA
João Paulo e Rose
R. I, 107 Omega II
24º
12/03/05
9
CERÂMICA
Batista e Graça
R. Francisquinha Portela, 3036 – Cidade Oeste.
13º
15/03/70
44
CARBONATO
Márcio e Zineude
R. Ilha do Bote, 588 – Cj. São Francisco
26º
15/03/03
11
AÇO
Silveira e Raimundinha
Av. Independência, 942 – Q. Cunha
15/03/74
40
ESMERALDA
Carlos e Regina
R. Cariús, 134 - Jd. Guanabara
22º
16/03/04
10
ZINCO
Beto e Neide
Av. Hidelbrando de Melo, 1419 - Jd. Guanabara
18º
19/03/90
24
OPALA
Marcos e Rochelia
R. Raimundo Bastos, 132 – Q. Cunha
28º
19/03/69
45
SAFIRA
Zé Maria e Madalena
Av. Independência, 2666 - Q. Cunha
15º
19/03/90
24
OPALA
Alex e Robéria
R. Mª José Teixeira, 634 - O. Oliveira
18º
23/03/96
18
TURQUESA
Laércio e Rosemary
R. Carnaubal, 1164 - Jd. Guanabara
17º
25/03/96
18
TURQUESA
Valter e Adélia
R. Induméia, 88 - Vila Velha
25/03/85
29
ERVA
Francisco e Rosa
Av. N, 447 - Vila Velha IV
21º
26/03/89
25
PRATA
Amaral e Luciana
R. do Caranguejo, 2413 – São Francisco
19º
27/03/04
10
ZINCO
Flávio e Josi
R. Jangadinha, 75 – Cj. São Francisco.
23º
27/03/04
10
ZINCO
Júnior e Rejane
R. Carlos Araújo, 279
25º
28/03/89
25
PRATA
Zé Maria e Lucinete
R. do Meio, 17 - São Francisco
21º
28/03/82
32
PINHO
Tiago e Rafaela
R. George Cavalcante, 973 – Jd. Guanabara
28º
29/03/08
6
PERFUME
Gildo e Érica
R. Pedro Sampaio, 145 - Q. Cunha
17º
30/03/92
22
LOUÇA
Lucas e Helena
R.Pierre Luz, 914 - Q. Cunha
30/03/57
57
LÁPIS LAZULI
Orlando e Sônia
R. 03 Omega 2,269 – Quintino Cunha
13º
30/03/85
29
ERVA
Ernane e Regina
R. João Tinoco, 244 - Olavo Oliveira
31/03/85
29
ERVA

“O que Deus uniu o homem não separe”.
Que o amor de Deus alimente sempre a vida matrimonial
do casal.

Parabéns a todos!!!!     

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.