Tema: Fraternidade e Tráfico Humano
Lema: Para Liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1)
Objetivos desta Campanha da Fraternidade
OBJETIVO GERAL
Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e
Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e
mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para
erradicar esse mal,
com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de
Deus.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Identificar as causas e modalidades do tráfico humano e os rostos que sofrem com essa exploração.
2. Denunciar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano.
3. Reivindicar, dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas pelo tráfico humano na vida familiar e social.
3. Reivindicar, dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas pelo tráfico humano na vida familiar e social.
4. Promover ações de prevenção e de resgate da cidadania das pessoas em situação de tráfico.
5. Suscitar, à luz da Palavra de Deus, a conversão que conduza ao
empenho transformador dessa realidade aviltante da pessoa
humana.
6. Celebrar o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, sensibilizando para a solidariedade e o cuidado às
vítimas desse mal.
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Mensagem do Papa Francisco
"Ciúmes e invejas dividem os cristãos", adverte Francisco.
Cidade do Vaticano (RV) – “Os cristãos devem fechar as portas a ciúmes, invejas e mexericos que dividem e destroem nossas comunidades”. A exortação foi feita pelo Papa na manhã desta quinta-feira, 23, na missa presidida na Santa Marta.Sua reflexão começou a partir da primeira leitura do dia, que fala da vitória dos israelitas sobre os filisteus, graças à coragem do jovem Davi. A alegria da vitória se transformou logo em tristeza: o Rei Saul, invejoso porque as mulheres louvaram Davi, que matou Golias, mandou executá-lo.“É o que o ciúme faz em nosso coração – observou o Papa – é uma inquietude cruel: não toleramos que um irmão ou irmã tenham algo que não temos. Saul, ao invés de louvar Deus, como fizeram as mulheres de Israel, preferiu se fechar e ficar lamentando consigo mesmo”. “O ciúmes leva a matar.. foi pela porta da inveja que o diabo entrou no mundo. Ciúme e inveja abrem as portas ao mal, são um veneno”, disse, advertindo:“As pessoas invejosas e ciumentas são amargas: não sabem cantar, não sabem louvar e não conhecem a alegria. Semeiam sua amargura e a difundem em toda a comunidade. Outra consequência deste comportamento são os mexericos, porque quando uma pessoa não tolera que outra tenha algo que ela não tem, tenta ‘rebaixá-la’, falando mal dela. Vejam: por trás de uma fofoca estão sempre ciúmes e inveja”.“Quantas belas comunidades cristãs – exclamou o Papa – andavam bem até que o verme da inveja contagiou um de seus membros e com ele, a tristeza, o ressentimento e as fofocas”, completou o Papa. “Hoje, nesta missa, rezemos por nossas comunidades cristãs para que a semente do ciúme não seja semeada entre nós; que a inveja não penetre em nossos corações e possamos ir avante, louvando o Senhor, com a graça de não cairmos na tristeza”.
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O ESPIRITO DO ECC
O ECC é um serviço-escola. Não é um movimento. Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC. Apresenta-se como um “SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMÍLIAS DA PARÓQUIA”. É essencialmente paroquial. Esta é a característica fundamental.
Pe. Alfonso Pastore chega a dizer que “quem lhe retirar essa característica (paroquialidade) arranca-lhe a alma”. O ECC é feito de casais para casais. É ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão da Igreja, por meio de seus Documentos e Encíclicas, e de sua Doutrina Social.Espiritualidade - É a tônica do ECC e se fundamenta em 5 pontos básicos:
a) DOAÇÃO – essência da vida cristã;b) POBREZA – atitude evangélica fundamental para se colher o Reino de Deus;
c) SIMPLICIDADE – atitude que se traduz num estilo simples, espontâneo e autêntico no relacionamento com os outros.
d) ALEGRIA – nasce da certeza da vitória do bem e é experimentada no encontro, na partilha, na doação, na comunhão com o outro.
e) ORAÇÃO – é uma relação pessoal do homem com Deus em Jesus Cristo.
Juntam-se as estes valores a FRATERNIDADE, a GRATUIDADE e a MISSIONARIEDADE.
Nos
passos de Santo Agostinho
Quem sai à procura da verdade já está na
busca de Deus, ainda que não o saiba
Em sua encíclica Lumen Fidei, o
Papa Francisco indicou o caminho para um diálogo com
aqueles que, "apesar
de não acreditarem, desejam-no fazer e não cessam de procurar" (n. 35). A
atitude do Santo Padre nada mais é que de obediência às palavras de Jesus, que
pediu a seus discípulos que pregassem "o Evangelho a toda criatura"
(Mc 16, 15), indistintamente.
Diante do evidente
anseio do homem pelo infinito, o indiferentista age tentando abafá-lo.Como alguém com sede
que se esforça continuamente por ignorar a sequidão de sua boca ou os sinais
evidentes de que seu organismo clama por água. Enquanto sua sede não for
saciada, o seu organismo continuará definhando, até a completa falência.
De fato, ninguém está excluído do amor
de Deus. Ele
sempre está de braços abertos, esperando que o homem aceite seu desígnio de
amor e redenção. Ele que, como ensina São Paulo, "quer que todos os homens
se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade" (1 Tm 2, 4), revela-Se
àqueles que O procuram de coração sincero. Afinal, "que outra recompensa
poderia Deus oferecer àqueles que O buscam, senão deixar-Se encontrar a Si
mesmo?", questiona o Papa Francisco. Nesta verdade, ao mesmo tempo em que
se percebe a vontade de Deus de salvar o homem e conduzi-lo à morada eterna,
nota-se uma realidade negativa: diante do Senhor, múltiplas atitudes são
possíveis, exceto a indiferença. Não são poucos os homens de nosso tempo que,
mais que negar a existência de Deus – indo contra a própria razão natural, pela
qual qualquer um pode chegar a esta verdade elementar –, sepultam no cemitério
de suas mentes qualquer possibilidade de experiência religiosa. Isto quando não
as eliminam completamente, tomando a atitude que o Catecismo chama de "uma
fuga da pergunta última sobre a existência e uma preguiça da consciência
moral" (§ 2128).
Acontece o mesmo com aquele que nega a
vocação do homem à transcendência. Para ir sobrevivendo neste mundo, ele vai mendigando
em fontes de uma felicidade aparente e passageira, desconhecendo ou tentando
ignorar que só a "água viva" de Cristo pode verdadeiramente
satisfazê-lo (cf. Jo 4, 10).
Esta atitude de desprezo para com a
verdade pode acabar muitas vezes em um caminho sem saída, que é o do pecado
contra o Espírito Santo. Por isso diz-se que, diante de Cristo, não é possível
ficar indiferente. "Quem não está comigo, está contra mim" (Lc 11,
23), diz o Senhor. Ao ouvir a história comovedora do próprio Deus que se
abaixa à mísera condição humana, ou se acolhe a Sua mensagem de amor ou se diz
"não" à Sua vontade. Mesmo a tentativa de "dar de
ombros" aos apelos divinos tem o seu significado, não podendo o homem ser
eximido de culpa, a menos que esteja em ignorância invencível, situação que só
Deus pode julgar concretamente.
Ao lado deste homem que, na renúncia a
decidir, acaba escolhendo ficar em cima do muro, existe aquele pagão na
eminência de se tornar um Agostinho. Ao contemplar no ser humano o desejo pelo
Bom e pelo Belo, ele sai em busca da Verdade e, mesmo que ainda não a conceba
com "v" maiúsculo e esteja cheio de dúvidas, dispende todos os seus
esforços para conhecê-La. Quem quer que comece a trilhar este caminho segue
aquele itinerário descrito de forma extraordinária nas "Confissões",
de Santo Agostinho. Mais cedo ou mais tarde, ele será ofuscado pela luz da fé
e, dando o passo definitivo, poderá exclamar com o doctor gratiae: "Tarde
Vos amei, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde Vos amei!"
Inúmeros são os exemplos de descrentes
que terminaram seu processo de busca na Igreja. É que, como dizia Santa Edith
Stein, "quem procura a verdade procura Deus, ainda que não o saiba".
Por Equipe
Christo Nihil Praeponere
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O ECC é um serviço-escola. Não é um movimento. Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC. Apresenta-se como um “SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMÍLIAS DA PARÓQUIA”. É essencialmente paroquial. Esta é a característica fundamental.
Pe. Alfonso Pastore chega a dizer que “quem lhe retirar essa característica (paroquialidade) arranca-lhe a alma”. O ECC é feito de casais para casais. É ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão da Igreja, por meio de seus Documentos e Encíclicas, e de sua Doutrina Social.Espiritualidade - É a tônica do ECC e se fundamenta em 5 pontos básicos:
a) DOAÇÃO – essência da vida cristã;b) POBREZA – atitude evangélica fundamental para se colher o Reino de Deus; c) SIMPLICIDADE – atitude que se traduz num estilo simples, espontâneo e autêntico no relacionamento com os outros.
d) ALEGRIA – nasce da certeza da vitória do bem e é experimentada no encontro, na partilha, na doação, na comunhão com o outro.
e) ORAÇÃO – é uma relação pessoal do homem com Deus em Jesus Cristo.
Juntam-se as estes valores a FRATERNIDADE, a GRATUIDADE e a MISSIONARIEDADE.
AVISOS
FORMAÇÃO P/ COORDENADORES:Dia: 16/02/2014 – Local: Auditório do Colégio Dom Felipe Júnior Horário: 08 horas ENCONTRÃO: dia 22/02/2014 - Local: Rainha da Paz - Horário: 20 horas. REUNIÃO DE COORDENADORES: MISSA DA FAMÍLIA: dia 08/03/2014 - Local: Igreja Matriz - Horário: 19 horas. MISSA DA FAMÍLIA: dia 08/03/2014 - Local: Igreja Matriz - Horário: 19 horas. Dia 07/03/2014 - Local: SÃO FRANCISCO - Horário: 20 horas
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“O que Deus uniu
o homem não separe”.
Que o amor de
Deus alimente sempre a vida matrimonial
do casal.
Parabéns a todos!!!!
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