sexta-feira, 5 de junho de 2015
10 valores que as crianças levam para toda a vida
TOLERÂNCIA: saber conviver com as diferenças de cada um é algo que levamos para a vida toda. O ideal é explicar para os pequenos que devemos valorizar as qualidades dos outros, em vez de apenas criticarmos e rejeitarmos os seus defeitos.
HONESTIDADE: não existe mentira leve e mentira grave. Mentir é um ato de desonestidade, e ponto. Por isso, estabeleça diálogo aberto e claro com os pequenos, evitando mentirinhas inofensivas e reforçando que a verdade é sempre o melhor caminho.
RESPEITO PELA NATUREZA: muitos adultos não tiveram essa formação, mas consciência ecológica é fundamental para as novas gerações, que cuidarão do planeta. Simples atos já fazem a diferença, como economizar água.
GENEROSIDADE: esse é um valor que faz bem para a alma e para o coração. Evitar atitudes grosseiras, mesquinhas e egoístas já dá lugar a um olhar mais generoso e cuidadoso para com os outros.
ENTREGA: é um valor que muitas crianças perdem conforme atingem a idade adulta. Se entregar não é estar vulnerável e fragilizado, é se comprometer com a felicidade das pessoas que estão ao nosso redor. Isso torna o ambiente muito mais feliz.
RESPONSABILIDADE: indispensável para que os pequenos tenham sucesso quando precisarem se 'virar' por conta própria. Vale lembrar que toda atitude tem consequências e que, por isso, devemos sempre tomar ações com responsabilidade.
SOLIDARIEDADE: um valor universal, que deve estar na base da formação das crianças. Ser solidário ao próximo cria laços de afeto e cordialidade. Em outras palavras, o mundo se torna um lugar mais feliz, sem espaço para 'tirar vantagem' dos outros.
CONFIANÇA: viver desconfiado e esperando o pior dos outros é como se envenenar aos poucos, adotando uma postura cada vez mais rancorosa. Que tal ensiná-los a ver o melhor das pessoas e a acreditar em seus atos de bondade?
LIBERDADE: viver reprimindo os desejos das crianças é uma atitude negativa. Os pais precisam permitir que as crianças se aventurem pelo mundo, encarando sucessos e frustrações de frente.
RESPEITO: saber ouvir o outro lado inspira tolerância e companheirismo entre as pessoas, mesmo que elas não concordem. Vale começar ouvindo o que as crianças têm a dizer, antes de impor um modelo de educação em que só os pais têm algo a falar.
Falar sobre valores éticos e morais com uma criança parece tarefa complicada. Afinal, de que maneira ela conseguiria compreender que corrupção, desonestidade, egoísmo e ganância são atitudes que podem prejudicar as pessoas ao redor - e por isso devem ser evitadas? Esse tipo de ensinamento se dá melhor por meio do exemplo e das atitudes corriqueiras e cotidianas dos pais, sem a necessidade de "discutir a relação" para determinar o que é certo e errado.
E por isso que o bom exemplo é essencial. Generosidade, honestidade e respeito são melhor compreendidos pelos pequenos.
Pensem nisso.....
Que Deus os abençoe e guarde.
Padre Francisco Ivo - Pároco
Novo Repartimento/PA.
segunda-feira, 1 de junho de 2015
domingo, 31 de maio de 2015
Santíssima Trindade
Evangelho Mateus 28,16-20
Domingo, 31 de maio de 2015
Santíssima Trindade
Santíssima Trindade
BATIZADOS NA TRINDADE
A Santíssima Trindade é a face de Deus que Jesus nos revelou. Deus é comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
A cada pessoa é atribuída uma ação característica. O Pai envia o Filho com uma missão salvífica, em relação à humanidade. O Espírito Santo é enviado pelo Pai e pelo Filho para que esteja com os discípulos, em sua missão de testemunhar o Reino do Pai. O Filho tem sua existência totalmente enraizada no Pai. Seu alimento é fazer a vontade do Pai e realizar, com perfeição, a sua obra. O Espírito Santo revela aos discípulos o que ouviu de Jesus. Terminada sua missão terrena, o Filho voltou para junto do Pai, ao passo que o Espírito Santo continua a dinamizar, na história, a obra do Filho.
Quando o cristão é batizado no nome da Trindade, o modo de ser de Deus lhe é apresentado como modelo de vida. A perfeita comunhão existente entre as pessoas da Trindade deve tornar-se o ideal de comunhão dos cristãos. Igualmente, a capacidade de agir de forma integrada, sem concorrências nem sobreposição de um sobre o outro.
A diversidade não é empecilho para que aconteça a comunhão trinitária. As pessoas divinas não precisam abrir mão de suas individualidades para que a Trindade aconteça. A comunhão se faz a partir do diferente, na acolhida e no respeito pelo Outro. Este é o caminho que a comunidade cristã terá de tomar, se quiser deixar-se modelar pela Trindade.
Oração
Senhor Jesus, que a contemplação da Trindade me predisponha para construir minha vida a partir deste modelo consumado de comunhão.
Senhor Jesus, que a contemplação da Trindade me predisponha para construir minha vida a partir deste modelo consumado de comunhão.
Assinar:
Postagens (Atom)