segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Informativo de Janeiro de 2013






Encontro de Casais com Cristo
Paróquia São Pedro e São Paulo
Informativo de JANEIRO 2013


Agradecimento à equipe dirigente 2012

Equipe dirigente 2012

“Em nome de todos os eccista da Paróquia São Pedro e São Paulo gostaríamos de agradecer a Equipe dirigente 2012, pelo empenho e dedicação, com que realizaram seus trabalhos no ano de 2012, sabemos do real compromisso que é esta a frente de um trabalho tão bonito e necessário para o crescimento e evangelização de nossas famílias”.
Equipe Dirigentes 2013

“Empenhamo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, com olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obra da fé”.
Equipe Dirigente 2013


Dia de Reis

O dia de Reis é uma data especial celebrada pelos fieis da religião Católica, e a data seria o momento em Jesus Cristo, recém-nascido recebe a visita dos três Reis Magos, no dia 06 de janeiro.

Em alguns países da Europa, como Portugal e Espanha, existem algumas tradições para essa data, como deixar sapatos na janela com capim dentro, e no dia seguinte as crianças encontrariam doces no lugar do capim, simbolizando os presentes que os reis levaram para Jesus. Em Portugal o Bolo rei e muitos outros doces também são feitos especialmente para essa data.


Origem do Dia de Reis

O Dia de Reis surgiu quando os três reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar foram até onde Jesus nasceu para lhe levar presentes, e no século VIII a Igreja Católica converteu os reis magos em santos. Essa data também marca o encerramento da celebração do Natal, quando se retira todos os enfeites natalinos e se desarma o presépio.



ANO DA FÉ
O Ano da Fé iniciará em 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário de abertura do Concilio Vaticano II, e terminará em 24 de novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei do Universo. "Será um momento de graça e de 'empenho para uma sempre mais plena conversão a Deus, para reforçar a nossa fé n´Ele e para anunciá-Lo com alegria ao homem do nosso tempo", explicou o Papa durante a Missa de Encerramento do Encontro de Novos Evangelizadores para Evangelização .


Bento XVI salienta que atravessar a porta da fé é embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. "Este caminho tem início com o Batismo, pelo qual podemos dirigir-nos a Deus com o nome de Pai, e está concluído com a passagem através da morte para a vida eterna", Indica. 

De fato, desde o início de seu ministério como Sucessor de Pedro, o atual Pontífice sublinha a necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo. "Devemos readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja, e do Pão da vida, oferecidos como sustento de quantos são seus discípulos", adverte na Porta Fidei.

O ano da fé se apresenta como uma "hora de Deus" para a Igreja Católica. São objetivos da vivência do Ano da Fé:
a) renovar a profissão da fé, de maneira pessoal e comunitária;
b) aprofundar o conhecimento das verdades da fé;
c) difundir, estudar e conhecer melhor o Catecismo da Igreja Católica e/ou o resumo do Catecismo;
d) pedir perdão a Deus pelas infidelidades contra a fé;
e) despertar nos fiéis um novo apreço pela fé católica, a alegria de crer e o desejo de testemunhar e transmitir a fé aos outros
(Card. Dom Odilo Pedro Scherer).


O BATISMO DO SENHOR


Naquele tempo, 7João Batista pregava, dizendo: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. 8Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo." 9Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão. 10No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele. 11E ouviu-se dos céus uma voz: "Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição."


AVISOS
Dia: 26/01/2013 - Encontrão na Igreja do Olavo Oliveira, às 20hOOmin.
Dia 01/02/2013 - Reunião de Coordenadores: na Igreja S. Pedro e S. Paulo, às 20hoomin.
Dias 09, 10, 11 e 12/02/2013, Cristo Alegria, na quadra da Igreja Matriz.


Eu e o meu melhor amigo


O meu melhor amigo não sabia ser indiferente. Viveu o tempo todo recolhendo os que estavam caídos e desacreditados. Ele foi um ser humano inesquecível. Entrava em lugares proibidos e dormia na casa de pessoas abomináveis. Trocou santos por Zaqueu, doutores por Mateus. Não se preocupava com o que os outros estavam achando dele, mas ocupava-se de sua vida como se cada instante vivido fosse o último. 

Meu melhor amigo tinha o poder de ser irreverente. Ele olhava nos olhos dos fracassados e lhes restituía a coragem perdida. Segurava nas mãos dos cansados e os convencia que ainda lhes restavam forças para chegar. 

O meu melhor amigo era desconcertante. Tinha o dom de confundir os sábios e encantar os simples. Eu, certa vez, também me encantei com ele. Chegou num dia em que eu não sei dizer qual foi. Chegou numa hora em que não sei precisar. Sei que chegou, sei que veio. Entrou pela porta da minha vida e nunca mais o deixei sair. Somos íntimos. Minha fala está presa à dele. Eu o admiro tanto que acabo tendo a pretensão de querer ser como ele. Já me peguei cantando para ele os versos de Tom Jobim: “Não há você sem mim e eu não existo sem você!” Ele sorri quando eu canto. 

Meu melhor amigo me ensina a ser humano. Ele me ensina que a vida é uma orquestra linda, mas dói. Ele me ensina a apreciar os acordes tristes... e aí dói menos. A beleza distrai a tristeza. Foi assim que eu assisti à sua morte na Sexta-feira Santa. Eu sabia que era passageira. Era apenas um interlúdio feito de acordes menores, dilacerantes de tão tristes. Meu amigo não sabe ser morto. Ele gosta é de ser vivo, vivente! E é assim que eu entendo a dinâmica da Ressurreição. Quando digo: “Ele está no meio de nós!” eu estou convidando o meu amigo a ser vivo através de mim. Quem ama, de verdade, leva sempre a criatura amada por onde vai. E é assim que o amor vai se tornando concreto no meio de nós. É assim que a vida vai ficando eterna... e a gente vai ressuscitando aos poucos... 

As pessoas olham para mim... eu espero que elas não me vejam... eu espero que vejam o meu melhor amigo, em mim. 

Padre Fábio de Melo 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.