sábado, 17 de outubro de 2015

29º Domingo do Tempo Comum 2015




PE Marcos José - CM


Evangelho Marcos 10,35-45
Domingo, 18 de outubro de 2015
29º Domingo Tempo  Comum







A GRANDEZA DE SERVIR


O Reino de Deus introduziu nova ordem de relações entre as pessoas, muito diferente da mentalidade do mundo. Para quem é mundano, a grandeza consiste em exercer o domínio sobre as pessoas, e mostrar-se cheio de poder, porque a submissão lhe parece fruto do medo. O serviço prestado ao tirano não resulta de um ato amoroso, mas revela-se uma pesada obrigação.
O Reino, pelo contrário, segue na direção oposta. O domínio transforma-se em serviço. O dominado assume a feição do irmão a quem se deve amar e servir. O poder não é utilizado para oprimir, antes, para libertar. A relação de escravidão transforma-se em relação de fraternidade. A grandeza, portanto, para o discípulo do Reino não consiste em ser servido mas em servir e oferecer a própria vida para que o outro possa crescer.
Foi por esta razão que Jesus convidou Tiago e João a mudarem de mentalidade e pensarem segundo os critérios do Reino. O pedido que fizeram ao Mestre talvez escondesse o desejo de exercerem poder sobre os demais companheiros de discipulado, numa espécie de dominação. Pretendiam ocupar um lugar de destaque junto de Jesus, para usufruir do poder. Jesus denunciou esta maneira errada de pensar.
O discípulo deve espelhar-se nele, enviado pelo Pai para colocar-se a serviço da humanidade e dar a vida pela salvação de todos. Esta é a sua grandeza!

 

Oração 
Senhor Jesus, leva-me a escolher sempre o caminho do serviço feito na gratuidade, para eu me sentir grande junto de ti.






quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Milagre do Sol

O Ministério de Musica Acordes de Maria, apresentou na Comunidade do Cruzeiro, neste dia 13 de outubro de 2015, o Musical Milagre do Sol em honra a Nossa Senhora de Fátima.





terça-feira, 13 de outubro de 2015

Festa Nossa Senhora Aparecida 2015

A Comunidade Nossa Senhora Aparecida, realizou neste dia 12 de outubro de 2015 o encerramento de seus festejos com a procissão e celebração da Eucaristia.





segunda-feira, 12 de outubro de 2015

ECC JORNAL DE OUTUBRO DE 2015 - I

JORNAL DE OUTUBRO DE 2015                           [ PAG. I ]


História de Nossa Senhora Aparecida


Nossa Senhora Aparecida
A virgem Santa, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo em momentos importantes da história. Graças à misericórdia de Deus, Maria apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta.

Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha do Brasil, em 16 de julho de 1930 pelo papa Pio XI. O Brasil rende-se ao amor incondicional da “Mãe negra” no dia 12 de outubro, data que marcou, em 1980, a proclamação de feriado e consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.

História

A aparição da imagem ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.

O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fieis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou!

A partir daí, a devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

Muitos outros milagres aconteceram. Vejamos alguns deles:

Milagre das Velas

Milagre das Velas

Segundo relata a história de Fé, em um dos momentos de devoção dos primeiros devotos de Nossa Senhora Aparecida, as velas que iluminavam o local repentinamente se apagaram. As pessoas ficaram atônitas com o ocorrido e começaram a entrar em pânico. Mas passado pouco tempo, as velas milagrosamente acenderam-se novamente ao bater do vento.



ECC - OUTUBRO 2015

JORNAL DE OUTUBRO DE 2015                           [ CAPA ]

Outubro: Mês Missionário?




Não há, de fato, um mês missionário, mas uma Igreja Missionária. Há cristãos que alimentam mentalidade missionária, infelizmente, porém, nem todos os batizados assumem a missão. Nascem em famílias nominalmente católicas, mas realmente, sem paixão missionária. Faltam elan e ideal evangelizadores. Felizmente está crescendo uma nova consciência entre nós: não pode ser discípulo de Jesus Cristo, quem não O segue, O vive e O anuncia.

Origem da missão. A Trindade. O Pai envia o Filho e este com o Pai enviam o Espírito Santo. A família humana tem a Trindade como criador e como destino final. Da Trindade procedemos e a Ela retornaremos como vitoriosos ou como derrotados, no juízo. Nós, no entanto, apesar dos óbices, e das dificuldades reinantes, queremos assumir nosso processo de realização.

O Pai enviou o Filho: “Como o Pai me enviou também eu vos envio. Ide” (Jo 20.21). Jesus é o primeiro e maior missionário. Do Pai veio, cumpriu, exemplarmente, sua missão e ao Pai voltou.

Já bem no inicio de sua missão, Ele proclama na sinagoga de sua terra que foi “Enviado para proclamar a libertação…” (cf. Lc 4,18ss). Mais tarde acentua que deveria voltar ao Pai: “Convém que eu vá! Porque, se eu não for, o paráclito não virá a vós… mas se eu for, vo-lo enviarei” (Jo 16,6-8). A Trindade trabalha em união, porque é comunhão e amor.

Igreja é Missionária porque enviada. Antes da Ascensão Jesus reuniu os seus e lhes disse: “Ide pelo mundo inteiro, anunciar a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16,15; Mt 28,19). Com Pentecostes a Igreja nasceu oficialmente missionária. Ela não substitui Cristo, mas sendo seu corpo e tendo Cristo, como cabeça, continua Sua obra: construir o Reino de Deus pelo qual Ele viveu, morreu e ressuscitou. A Igreja deve incansavelmente anunciar pelo testemunho da palavra, vida e missão, a mensagem, a vida, o mistério, e o destino de Jesus. Houve tempo em que tal consciência estava bastante fragilizada. Mas, após o Vaticano II, e as Conferências Latino- Americanas e do Caribe, mais e mais as palavras da EN e da RM ecoaram, e a Igreja presente no Brasil, acordou. Ela se percebe, agora, em permanente estado de missão (cf. Doc 94 nº 30 ss).

Mas tal consciência ainda não foi avivada em todos. Os ministros ordenados são os que, em primeiro lugar, devem converter-se a Cristo – o Bom Pastor e Missionário – para assim converter-se mais à missão. O mesmo se espera, antes de tudo, da vida consagrada. E dos leigos? Também. A grande conversão missionária virá com eles, não só pela quantidade numérica do laicato, mas, principalmente, pela conscientização de sua missão como sal, luz e fermento de um mundo novo. O protagonismo laical será uma bênção para a Igreja e o mundo. Santa Teresinha e São Francisco hão de nos ajudar na Diocese. Nhá Chica e Beata Albertina também. E Nossa Senhora Aparecida, não? Ela, sobretudo, pois Maria é a Estrela da Evangelização, principalmente da Nova Evangelização. (Estudos da CNBB, nº 104). Cabe aos pastores avivar e aprofundar esta consciência. A Diocese de Taubaté quer assumir plenamente tal conversão.

Conclusão:

Espero que a leitura, o estudo e a meditação da Palavra de Deus (Lectio Divina), a oração pessoal, os retiros e cursos acentuem determinantemente esta proposta da CNBB. No entanto, ela não procede da CNBB. A Igreja já nasceu missionária, e deve viver missionariamente para ser fiel a Cristo e a si mesma. A Diocese de Taubaté, enquanto porção da Igreja, Una, Santa Católica e Apostólica, quer tudo fazer para tornar seus membros missionários. Mais e mais. Esta é nossa esperança. Minha especialmente.

Dom Carmo João Rhoden, scj
Bispo de Taubaté

domingo, 11 de outubro de 2015

28º Domingo do Tempo Comum 2015





PE Marcos José - CM


Evangelho Marcos 10,17-30
Domingo, 11 de outubro de 2015
28º Domingo Tempo  Comum



O PERIGO DA RIQUEZA


A opção radical pelo Reino exige liberdade interior que torne o cristão capaz de colocar sua vida integralmente nas mãos de Deus. A relativização dos bens destes mundo, quando se trata de fazer a vontade divina, é expressão desta liberdade. Quando estes bens  impedem o cristão de obedecer a essa vontade, é sinal de que Deus tem um concorrente em seu coração. É isso um indício de idolatria.
O homem rico pensava estar em dia com Deus pelo fato de cumprir o Decálogo. Desde o tempo de sua juventude, não havia transgredido os mandamentos. A pergunta que dirigiu a Jesus: "o que devo fazer para possuir a vida eterna?" talvez manifestasse sua preocupação por algo mais, requerido por Deus. O passo básico havia sido dado. Era possível avançar?
A resposta de Jesus foi para ele um grande desafio: seria uma prova de sua liberdade diante da riqueza, de sua disposição para partilhar e de seu desejo de servir.
Ao dar as costas para Jesus e ir embora, triste e aflito, o homem rico demonstrou que sua riqueza estava acima da vontade de Deus, e sua obediência aos mandamentos não tinha consistência. Talvez a riqueza dele tivesse sido acumulada de forma egoísta, sem solidariedade com os pobres, aos quais nunca fora motivado a ajudar. Preferiu garantir o tesouro terreno, em detrimento do tesouro nos céus, por estar ainda muito distante da vida eterna.
 

Oração  





Senhor Jesus, reforça minha liberdade interior de forma que nada, neste mundo, me impeça de cumprir a vontade do Pai.    




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.