sábado, 19 de dezembro de 2015

4º Domingo do Advento 2015





PE Marcos José - CM
 

Evangelho Lucas 1,39-45
Domingo, 20 de dezembro de 2015
4º Domingo do Advento
 


BENDITA ENTRE AS MULHERES.

A visita de Maria a Isabel revelou traços importantes da personalidade da mãe do Messias Jesus. Ao levantar-se e ir às pressas até a Judéia, para servir a uma parenta necessitada de sua ajuda, Maria demonstrou sua disponibilidade para servir, sem interpor nenhum obstáculo: viagem longa, caminho perigoso, sua gravidez. Muito menos, julgou que a condição de mãe do Messias a colocava numa situação de superioridade. Com toda simplicidade, ela se pôs a caminho, para servir.
A saudação de Isabel sublinhou o quanto Maria era querida por Deus. Era uma mulher abençoada e trazia, no ventre, um ser igualmente abençoado. Por conseguinte, portadora e penhor de bênçãos. Donde a alegria de João Batista, ainda no ventre materno, quando do encontro com a mãe de Jesus. Esta era bem-aventurada, sobretudo por ser mulher de fé, capaz de acreditar no cumprimento de tudo o que lhe fora dito da parte do Senhor.
As palavras de Isabel foram inspiradas. Explicitaram, perfeitamente bem, o que se passava com Maria. Talvez, a própria mãe de Jesus não compreendesse as reais dimensões de sua relação com Deus. Sua simplicidade a impedia de se ter em grande conta. Sua condição de mãe do Senhor não mudou a idéia que fazia de si mesma. A servidora de Deus estava ali para servir à parenta necessitada. Uma coisa implicava a outra.

 

Oração 
Senhor Jesus, ajuda-me a compreender a bem-aventurança aplicada a Maria, que se fez servidora de Deus e dos irmãos.












segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

XXI Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo

O XXI Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo será realizado nos dias 22, 23 e 24 de julho de 2016 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Como parte da preparação do XXI Congresso está acontecendo a Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da Arquidiocese de Belo Horizonte, por todas as (Arqui) Dioceses do Brasil onde o ECC está implantado. 
O congresso tem por tema:
“ECC: Família evangelizada, alegria da nova paróquia na sociedade” 
e lema:
 “Então a glória do Senhor se manifestará. ” (Is 40,5).
E nessa ocasião o nosso pároco Padre Marcos José, diretor espiritual do ECC - Encontro de Casais com Cristo da nossa paroquia recebe a visita da imagem peregrina de  Nossa Senhora da Piedade, onde ficará em paróquia até o dia 16 de dezembro de 2015.

Que a Virgem Maria, modelo de discípulo missionário e Mãe da igreja, cubra a todos nós com o seu manto sagrado, para que sigamos, a seu exemplo, fieis à vontade de Deus, manifestando a glória celeste em todo o nosso agir pastoral.






domingo, 13 de dezembro de 2015

3º Domingo do Advento





PE Marcos José - CM
 

Evangelho Lucas 3,10-18
Domingo, 13 de dezembro de 2015
3º Domingo do Advento
 

TESTEMUNHO DA LUZ


A pessoa e a missão de Jesus é que definiram a identidade de João Batista. Este fora enviado por Deus para ser testemunho da luz. Mediante sua pregação, muitas pessoas teriam a chance de chegar à fé e serem iluminadas pela luz, que é Jesus. A atividade de João preparava a chegada de Jesus, predispondo as pessoas para recebê-lo.
O pressuposto de seu ministério era que a humanidade estava mergulhada nas trevas e, por isso, vagava errante pelo caminho do pecado e da injustiça. 
Se não lhes fosse oferecida uma luz, não teriam condições de superar esta situação. Entretanto, o Pai decidira resgatar o ser humano para a vida. E o fez, por meio de seu Filho Jesus, cujo ministério consistiria em ser luz para o ser humano, mostrando-lhe o caminho para o Pai.
João Batista compreendeu este projeto de Deus e se colocou a serviço dele. Sua condição de servidor do Messias estava arraigada em sua consciência. Não cedeu à tentação de pensar de si mesmo, além do que correspondia ao plano de Deus. Não lhe cabia nenhuma das identificações do Messias, em voga na teologia popular. Ele não era nem o Messias, nem Elias, nem algum dos profetas. Era, simplesmente, um servo de Deus e do seu Messias. Este título era suficiente para defini-lo. Tudo o mais não passava de especulação.

Oração 
Senhor Jesus, como João Batista, desejo colocar-me totalmente a teu serviço, dando ao mundo o testemunho de tua luz.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.