domingo, 15 de abril de 2012

Nota da CNBB sobre o aborto de Feto “Anencefálico”

"Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais,
é descartar um ser humano frágil e indefeso", afirma Nota da CNBB


arte2


A Conferência Nacional dos bispos do Brasil, logo após a conclusão do julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 54, emitiu nota oficial  lamentando a decisão. No texto, os bispos afirmam que "Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso".

Leia a integra da Nota:
Nota da CNBB sobre o aborto de Feto “Anencefálico”
Referente ao julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 54

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB lamenta profundamente a decisão do Supremo Tribunal Federal que descriminalizou o aborto de feto com anencefalia ao julgar favorável a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 54. Com esta decisão, a Suprema Corte parece não ter levado em conta a prerrogativa do Congresso Nacional cuja responsabilidade última é legislar.
Os princípios da “inviolabilidade do direito à vida”, da “dignidade da pessoa humana” e da promoção do bem de todos, sem qualquer forma de discriminação (cf. art. 5°, caput; 1°, III e 3°, IV, Constituição Federal), referem-se tanto à mulher quanto aos fetos anencefálicos. Quando a vida não é respeitada, todos os outros direitos são menosprezados, e rompem-se as relações mais profundas.
Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso. A ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não aceita exceções. Os fetos anencefálicos, como todos os seres inocentes e frágeis, não podem ser descartados e nem ter seus direitos fundamentais vilipendiados!
A gestação de uma criança com anencefalia é um drama para a família, especialmente para a mãe. Considerar que o aborto é a melhor opção para a mulher, além de negar o direito inviolável do nascituro, ignora as consequências psicológicas negativas para a mãe.   Estado e a sociedade devem oferecer à gestante amparo e proteção
Ao defender o direito à vida dos anencefálicos, a Igreja se fundamenta numa visão antropológica do ser humano, baseando-se em argumentos teológicos éticos, científicos e jurídicos. Exclui-se, portanto, qualquer argumentação que afirme tratar-se de ingerência da religião no Estado laico. A participação efetiva na defesa e na promoção da dignidade e liberdade humanas deve ser legitimamente assegurada também à Igreja.
A Páscoa de Jesus que comemora a vitória da vida sobre a morte, nos inspira a reafirmar com convicção que a vida humana é sagrada e sua dignidade inviolável.
Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, nos ajude em nossa missão de fazer ecoar a Palavra de Deus: “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19).

Cardeal Raymundo Damasceno AssisArcebispo de AparecidaPresidente da CNBB
Leonardo Ulrich SteinerBispo Auxiliar de BrasíliaSecretário Geral da CNBB                          

Caminhada da PAZ 2012

Nós que fazemos o Encontro de Casais com Cristo da Paróquia São Pedro e São Paulo, convidamos a comunidade a participar da Caminhada pela PAZ 2012.


.


Domingo dia 22 de abril, às 09 horas participe

Informativo Abril de 2012

Páscoa


Caros Irmãos e Irmãs


Ao término desse longo período quaresmal, em que, nos colocamos ao lado de Jesus que se retira ao deserto em preparação para a sua Páscoa, é chegado o grande momento de nossa fé: a morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A Sagrada Liturgia nos convida a penetrarmos com todo nosso ser nesse mistério. A Semana Santa dar-se início com a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho - símbolo da humildade – aclamado pelo povo que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Depois celebra-se o Tríduo Pascal que é composto pela Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e a Vigília Pascal, vésperas do Domingo da Ressurreição ou Domingo de Páscoa.
A Páscoa (do hebraico Passach, significa passagem) é a festa ápice do Cristianismo em que celebramos a vitória de Cristo sobre a morte. “Desde a alvorada de Páscoa, uma nova primavera de esperança invade o mundo; desde aquele dia, a nossa ressurreição já começou, porque a Páscoa não indica simplesmente um momento na história, mas o inicio de uma nova condição: Jesus ressuscitou, não para que a sua memória permaneça viva no coração dos discípulos, mas para que Ele mesmo viva em nós, e, n’Ele, possamos já saborear a alegria da vida eterna” (Papa Bento XVI). Porém, para isso é preciso abraçar a Cruz, abraçar as dificuldades confiando em Jesus que carregou em seus ombros o peso dos nossos pecados e misérias, e assim venceu a morte e nos libertou para uma nova vida; como dizia Santo Agostinho: "A paixão do Senhor mostra-nos as dificuldades da vida presente, em que é preciso trabalhar, sofrer e por fim morrer. A ressurreição e glorificação do Senhor nos revelam a vida que um dia nos será dada."
 Devemos caminhar todos os dias com a esperança da vida eterna, ouvindo e pondo em prática tudo que Jesus nos ensinou e nos ensina por meio de sua Igreja. Dando nosso testemunho de quem verdadeiramente encontrou com Cristo somos não apenas seguidores, mas sobretudo, imitadores do próprio Cristo, e é no dia a dia que colocamos em prática os ensinamentos de Jesus, na vida de casado, de filhos, de pai, de mãe, no trabalho, estudo e enfim.
Que possamos anunciar ao mundo que Jesus ressuscitou e vive no meio de nós, na vida de cada cristão. Que no nosso serviço nas pastorais e movimentos possamos não buscar fazer nossa vontade, mas sim, a vontade de Deus que nos faz sal e luz do mundo (cf. Mt 5, 13-14), sal para que possamos fazer a diferença nesse mundo contrário a verdade do evangelho e luz para iluminarmos (evangelizar) as pessoas que ainda não encontraram a verdadeira luz que é Cristo (cf. Jo 8, 12).

Francisco Rodrigo Ramos da Silva
EJC


I Simpósio do ECC

Pastoral da Sobriedade
Casal Convidados p/ palestra
                

Pastoral do Dizimo
ECC 
                 

Pastoral da Comunicação
Pastoral do Batismo


               
Terço dos Homens
Movimento Mãe Rainha
                                
Pastoral da Criança
           

                                 

                              
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.