sábado, 27 de agosto de 2022

5º Encontro das Famílias Missa de Encerramento

Padre Gilvan Manuel-CM preside a Missa de encerramento do 5º Encontro das Famílias, Missa do 21º Domingo do Tempo Comum.

O Domingo

 Comentário Litúrgico


22º Domingo do Tempo Comum

Domingo, 28 de agosto de 2022

Evangelho (Lc 14,1.7-14)




Tomai o meu jugo sobre vós, diz o Senhor,

e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração.



MENSAGEM


O texto apresenta duas partes. A primeira (vers. 7-11) aborda a questão da humildade; a segunda (vers 12-14) trata da gratuidade e do amor desinteressado. Ambas estão unidas pelo tema do "Reino": são atitudes fundamentais para quem quiser participar no banquete do "Reino".


As palavras que Jesus dirigiu aos convidados que disputavam os lugares de honra não são novidade, pois já o Antigo Testamento aconselhava a não ocupar os primeiros lugares (cf. Prov 25,6-7); mas o que aí era uma exortação moral, nas palavras de Jesus converte-se numa apresentação do "Reino" e da lógica do "Reino": o "Reino" é um espaço de irmandade, de fraternidade, de comunhão, de partilha e de serviço, que exclui qualquer atitude de superioridade, de orgulho, de ambição, de domínio sobre os outros; quem quiser entrar nele, tem de fazer-se pequeno, simples, humilde e não ter pretensões de ser melhor, mais justo, ou mais importante que os outros. Esta é, aliás, a lógica que Jesus sempre propôs aos seus discípulos: Ele próprio, na "ceia de despedida", comida com os discípulos na véspera da sua morte, lavou os pés aos discípulos e constituiu-os em comunidade de amor e de serviço - avisando que, na comunidade do "Reino", os primeiros serão os servos de todos (cf. Jo 13,1-17).


Na segunda parte, Jesus põe em causa - em nome da lógica do "Reino" - a prática de convidar para o banquete apenas os amigos, os irmãos, os parentes, os vizinhos ricos. Os fariseus escolhiam cuidadosamente os seus convidados para a mesa. Nas suas refeições, não convinha haver alguém de nível menos elevado, pois a "comunidade de mesa" vinculava os convivas e não convinha estabelecer obrigatoriamente laços com gente desclassificada e pecadora (por exemplo, nenhum fariseu se sentava à mesa com alguém pertencente ao "am aretz", ao "povo da terra", desclassificado e pecador). Por outro lado, também os fariseus tinham a tendência - própria de todas as pessoas, de todas as épocas e culturas - de convidar aqueles que podiam retribuir da mesma forma... A questão é que, dessa forma, tudo se tornava um intercâmbio de favores e não gratuidade e amor desinteressado.


Jesus denuncia - em nome do "Reino" - esta prática; mas vai mais além e apresenta uma proposta verdadeiramente subversiva... Segundo Ele, é preciso convidar "os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos". Os cegos, coxos e aleijados eram considerados pecadores notórios, amaldiçoados por Deus, e por isso estavam proibidos de entrar no Templo (cf. 2 Sm 5,8) para não profanar esse lugar sagrado (cf. Lv 21,18-23). No entanto, são esses que devem ser os convidados para o "banquete". Já percebemos que, aqui, Jesus já não está simplesmente a falar dessa refeição comida em casa de um fariseu, na companhia de gente distinta; mas está já a falar daquilo que esse "banquete" anuncia e prefigura: o banquete do "Reino".


Jesus traça aqui, portanto, os contornos do "Reino". Ele é apresentado como um "banquete", onde os convidados estão unidos por laços de familiaridade, de irmandade, de comunhão. Para esse "banquete", todos - sem exceção - são convidados (inclusive àqueles que a cultura social e religiosa tantas vezes exclui e marginaliza). As relações entre os que aderem ao banquete do "Reino" não serão marcadas pelos jogos de interesses, mas pela gratuidade e pelo amor desinteressado; e os participantes do "banquete" devem despir-se de qualquer atitude de superioridade, de orgulho, de ambição, para se colocarem numa atitude de humildade, de simplicidade, de serviço.

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

5º Encontro das Famílias _Terço da Misericórdia

Cleber Cunha e a Irmã Imaculada da Comunidade Mariana Oásis da Paz, reza Terço da Misericórdia no 5º Encontro das Famílias na Paróquia São Pedro e São Paulo.

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

terça-feira, 23 de agosto de 2022

5º Encontro das Famílias_3º Dia_Arsênio e Regina

5º Encontro das Famílias chega ao seu 3º Dia e marcando presença o casal eccecista Arsênio e Regina com o testemunho de fé: Felicidades, “Felizes os que choram, porque serão consolados.”
(Mt 5,4)

5º Encontro das Famílias_2ª Dia_Rafael Morel

Finalizando o segundo dia do 5º Encontro das Famílias com apresentação de Rafael Morel e seu Pocket Show, Adoração ao Santíssimo, padre Gilvan Manuel-CM.

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

5º Encontro das Famílias_2ª Dia _ André Reis

O 5º Encontro das Famílias chega ao seu 2º dia, trazendo o pregador André Reis com o tema "Eu quero ser o que Deus quiser". Participação da Comunidade Misericórdia Divina.

domingo, 21 de agosto de 2022

5º Encontro das Famílias_1º Dia

A Pastoral Familiar da Paróquia São Pedro e são Paulo, realizou nesta sexta-feira, dia 19 de agosto de 2022 a abertura do 5º Encontro das Famílias. A abertura contou com a participação do casal Herlon Valeres e Ruth Valeres, da Comunidade Católica Vinde A Mim r do padre Gilvan Manuel-CM, nosso pároco. Animação do Ministério da Comunidade Misericórdia Divina.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.