Paz na família
A Pastoral da Criança está divulgando os 10 Mandamentos para a Paz na Família. Achei interessante essa formulação e passo a comentá-los.
1. Tenha fé e viva a Palavra de Deus, amando o próximo como a si mesmo. Fé em Deus e amor ao próximo são bases fundamentais para a vida pessoal e familiar.
2. Ame-se, confie em si mesmo, em sua família e ajude a criar um ambiente de amor e paz ao seu redor. O amor ao próximo ensina a Bíblia, seja "como a si mesmo". Então, o amor ao próximo, parte do respeito que eu tenho também por mim mesmo, sem me anular, mas também sem me super dimensionar.
3. Reserve momentos para brincar e se divertir com sua família, pois a criança aprende brincando e a diversão aproxima as pessoas. Jesus falou da necessidade de a gente imitar as crianças no sentimento de confiança, de gratuidade, de simplicidade.
4. Eduque seu filho através da conversa, do carinho e do apoio e tome cuidado: quem bate para ensinar está ensinando a bater. O diálogo é o melhor caminho. Também se pode dar um castigo, especialmente privando o filho de algo que ele gosta muito, mas sempre evitando espancamento.
5. Participe com sua família da vida da comunidade, evitando as más companhias e diversões que incentivam a violência. Em comunidade, exercitamos muitos valores da cidadania e da religião: a solidariedade, a alegria, a sociabilidade, o apoio mútuo, a compreensão da realidade.
6. Procure resolver os problemas com calma e aprenda com as situações difíceis, buscando em tudo o seu lado positivo. É preciso pensar um pouco antes de agir, para não perder o controle. Falar e agir no impulso: esse é um terreno fértil para atitudes preconceituosas e vingativas, coisas de que depois podemos nos arrepender.
7. Partilhe seus sentimentos com sinceridade, dizendo o que você pensa e ouvindo o que os outros têm para dizer. A fé cristã ajuda a construir cidadãos que pensam e agem com critérios do Evangelho.
8. Respeite as pessoas que pensam diferente de você, pois as diferenças são uma verdadeira riqueza para cada um e para o grupo. Toda unanimidade é burra, já disse alguém, acertadamente. Numa sociedade pluralista como a nossa, há de se formar pessoas para a tolerância, o respeito às diferenças, o diálogo.
9. Dê bons exemplos, pois a melhor palavra é o nosso jeito de ser. Santo Antônio de Pádua deixou escrito: "Cessem as palavras, falem as obras".
10. Peça desculpas quando ofender alguém e perdoe de coração quando se sentir ofendido, pois o perdão é o maior gesto de amor que podemos demonstrar. Jesus, no Pai Nosso, nos ensinou a pedir o perdão de Deus e a nos comprometer a compreender e perdoar a fraqueza dos outros.
São estes os 10 mandamentos para a Paz na família.