sábado, 3 de novembro de 2018

O verdadeiro sentido do Casamento

O casamento não é uma aventura nem um “tiro no escuro” como dizem alguns; é, sim, um projeto sério de vida a dois!
Resultado de imagem para casamentoDeus criou o homem e a mulher, e uniu-os em matrimônio. A Bíblia nos diz que, ao criar o homem, Deus percebeu que ele não estava satisfeito porque não encontrou em todos os seres criados uma criatura que o completasse. E Deus disse que “não é bom que o homem esteja só” (Gn 2, 18). E disse ao homem: “Eu vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada” (Gn 2,18), alguém que seja como você e que o ajude a viver. E fez a mulher. Retirou “um pedaço” do homem para criar a mulher (cf. Gn 2,21-22).
Nessa linguagem figurada, a Palavra de Deus quer nos ensinar que a mulher foi feita da mesma essência e da mesma natureza do homem, isto é, “à imagem e semelhança de Deus” (cf. Gn 1, 26), e foi feita para o homem.
Santo Agostinho nos lembra que Deus, para fazer a mulher, não tirou um pedaço da cabeça do homem e nem um pedaço do seu calcanhar, por que a mulher não deveria ser chefe nem escrava do homem, mas “companheira” e “auxiliar”.
Ao ver Eva, Adão exclamou feliz: “Eis agora aqui o osso de meus ossos e a carne de minha carne Ela vai se chamar mulher” (Gn 2,23). A palavra mulher em hebraico “isha” é o feminino de homem (“ish”). Esta foi, sem dúvida, a primeira declaração de amor do universo. Adão se sentiu feliz e completado em sua carência.
Então, Deus disse ao primeiro casal: “Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne” (Gn 2,24). Repare que Deus não disse para o homem se unir a outro homem; logo, a união homossexual é contra a lei de Deus para o casal, e desvirtua o casamento.
Assim Deus colocava para toda a humanidade que surgia do primeiro casal, o sentido do casamento. “Ser uma só carne” quer dizer: serão uma só realidade, uma só vida, uma união perfeita, um único projeto de vida. E Jesus fez questão de acrescentar mais tarde: “Portanto, não separe o homem o que Deus uniu” (Mt 19,6).
Após uni-los, Deus disse ao casal: “Frutificai e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a” (Gn 1,28). Aqui está o sentido mais profundo do casamento: “frutificai [crescei] e multiplicai”. Deus quer que o casal, na união profunda do amor, cresça e se multiplique nos seus filhos; e daí surge a família, a mais importante instituição da humanidade. A família é a célula principal do plano de Deus para os homens e ela surge com o matrimônio.
É muito significativo que Deus tenha dito ao casal primeiro, “crescei”; e, em seguida, “multiplicai”. Isso mostra que a primeira dimensão do casamento é o crescimento mútuo do casal, realizado no seu amor fecundo. Ninguém pode multiplicar sem antes crescer. Como é que um casal vai educar os filhos, se eles, antes, não se educaram, não cresceram juntos?
O casamento não é uma aventura nem um “tiro no escuro” como dizem alguns; é, sim, um projeto sério de vida a dois, onde cada um está comprometido em fazer o outro crescer, isto é, ser melhor a cada dia. Se a esposa não se torna melhor por causa da presença do marido a seu lado, e vice-versa, então o casamento deles está sem sentido, pois não realiza sua primeira finalidade.
Também um namoro, um noivado, ou até uma simples amizade, não terão sentido se um não for para o outro um fermento de auxílio e crescimento. Enfim, o casamento não é para “curtir a vida a dois”, egoisticamente; nem é uma mera tradição social, não, ele existe para vivermos ao lado de alguém muito especial e querido que queremos construir e gerar os filhos queridos. É por isso que se diz que “amar não é querer alguém construído, mas, sim, construir alguém querido”.
O casamento não é um sonho, uma aventura ou uma “curtição a dois”; é uma missão sagrada assumida diante de Deus, para fazer o outro crescer e para gerar os filhos. E tudo isso dá muito trabalho e exige sacrifício dos pais e dos esposos, por isso, tudo deve ser feito por amor a Deus.
Para ajudar o outro a crescer é preciso aceitá-lo como ele é, com todas as suas qualidades e defeitos A partir daí é possível então, com muita paciência, fé e carinho, ajudar o companheiro a crescer; e crescer quer dizer atingir a maturidade como pessoa humana no campo psicológico, emocional, espiritual, moral, etc.
Se o casal se conscientizar da beleza e da grandeza transcendentes do casamento, se chegarem à maturidade humana e espiritual, o relacionamento deles poderá ser belo, frutuoso e feliz. Com a vontade fortalecida pela fé e pelo amor conjugal, é possível amar o outro com um amor definitivo e não provisório. Cultivando o diálogo, a paciência, a alegria, o bom humor, a coragem, a humildade, etc., é possível cumprir essa bela missão que Deus concedeu àqueles que desejam servir a Ele como casados.
Prof. Felipe Aquino

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.