sábado, 15 de outubro de 2011

Informativo Outubro 2011

Você acha que o Dia de Nossa Senhora Aparecida
sempre foi comemorada no dia 12 de outubro?


Segundo informações do Monsenhor Manuel Moreira Vieira, Pároco da Igreja Nossa Senhora da Paz, no Rio de Janeiro, inicialmente a festa era celebrada no segundo domingo de maio, por causa do Dia das Mães (celebrado no Brasil nesta data), Depois, passou a ser celebrada no dia 11 de maio e, depois, no dia 7 de setembro, por ser o Dia da Independência do Brasil. Somente em 1953 a festa foi oficialmente colocada no dia 12 de outubro, pois segundo nos conta a história, a imagem da Virgem Maria foi encontrada no Rio Paraíba do Sul em meados de outubro. Por este motivo, resolveram colocar a data dos festejos no dia mais aproximado da realidade acontecida.
Para quem não sabe em 1930 o Papa Pio XI declarou, Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. No entanto, apenas em 1955 foi dado início à construção da nova Basílica dedicada a Nossa Senhora, na cidade de Aparecida do Norte.
Em 1980, por ocasião da visita do nosso saudoso Papa João Paulo lI ao Brasil e a Aparecida, ocorreu a consagração da nova Basílica, ficando decretado o dia 12 de outubro como feriado nacional.
Aqui no Brasil o mês de outubro é dedicado às missões, além de ser também à nossa querida Mãe do céu, sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil.




Encontro de Jovens com Cristo – EJC 11 Anos

Aconteceu na Quadra da Paróquia São Pedro e São Paulo, a comemoração dos 11 anos do Encontro de Jovens com Cristo - EJC. O evento contou com a participação dos Casais do ECC que trabalharam e que trabalham desde o primeiro ano até os dias de hoje, bem como os jovens pioneiros do 1º Encontro.

O nosso EJC de hoje é base sólida para que os jovens de nossa comunidade possam seguir o caminho com Cristo, trabalhando com amor e dedicação, sendo também uma ferramenta de apoio ao Encontro de Casais com Cristo.

Os nossos sinceros PARABÉNS!



Curiosidade

Papas assassinados: João VIII, Teodoro II, João X, Benedito VI, João XIV e Gregório. Em 1978, houve rumores de que João Paulo I teria sido envenenado.

Renúncia: Pierre de Morrone (Celestino V) renunciou em 1294, porque não se considerava capaz de exercer o pontificado.

Mais jovem: Benedito IX tinha apenas 12 anos quando foi eleito.

Mais idoso: Honório III. Eleito com 90 anos.

Papa que não era padre: Conde Tusculum (João XIX) foi eleito em 1024 sem nunca ter recebido ordenação.

Papas casados: Até 867, não havia nenhum impedimento ao casamento do pontífice.

Papa com filhos e sem casar: Rodrigo Borgia (Alexandre VI) tinha seis filhos e não era casado.

Papado mais longo: São Pedro ficou 33 anos no trono.

O mais curto: Urbano lI. Durou apenas 13 dias.

Papas Canonizados: Há 78 papas canonizados e oito beatificados.

Insígnias do papado: O anel do pescador. Quando o Papa morre, seu anel que é usado na mão direita é quebrado numa bigorna, com um martelo de ouro.

As chaves de São Pedro: Simbolizam o poder que foi dado a São Pedro de adotar ou revogar decisões.

Cadeira gestatória: Poltrona montada sobre um andor, carregada pelos oficiais do Vaticano quando o Papa sai em Procissão. João Paulo II a substituiu pelo famoso Papamobile.

Sotaina branca: Usada pela primeira vez por Pio V, em 1565. Até então, a sotaina era púrpura cardinalícia.


A Tiara Papal (Triregnum)

Tiara pontifical: Durante a coroação é colocada na cabeça do Papa com os seguintes dizeres: "Saiba que és o pai, o príncipe e o rei". Paulo VI usou apenas uma vez e João Paulo I recusou-se a usá-la.

A palavra Papa: Derivada do grego pappas e do latim pappa. Ambas significam pai. Em 1073, o Papa Gregório VII proibiu que o termo fosse utilizado por qualquer outra pessoa. Até aquela data, bispos e padres também recebiam o tratamento de papa.

A autoridade Papal: Segundo a tradição católica, a liderança de São Pedro perante os 12 apóstolos, confiada por Jesus Cristo, é que define a supremacia do pontífice.




Reflexão
Um famoso escritor se refugiou numa ilha de pescadores, na intenção de escrever um livro.
Todas as manhãs ele caminhava pela praia pra relaxar e buscar inspiração e ao entardecer começava a escrever.
Uma certa manhã algo lhe chamou a atenção. Um vulto ao longe parecia bailar e curioso ele se aproximou para ver de perto.
Chegando bem perto ele viu um menino devolvendo as estrelas-do-mar de volta para a água.
Esta cena se repetiu por vários dias, até que um dia intrigado ele se aproximou da criança e lhe perguntou por que todos os dias ele as devolvia para o mar.
O menino respondeu que estava salvando as estrelas do mar devolvendo-as ao oceano, pois o sol do meio-dia as destruiria.
O escritor riu com ar de descaso e disse-lhe:
- Menino veja só esta praia, que diferença isto pode fazer? Nela há milhares de estrelas-do-mar e no mundo todo há milhares e milhares que você não vai conseguir salvar.
A criança olhando para a estrela que ainda estava em suas mãos e respondeu:
- Moço, para esta aqui eu vou fazer a diferença! E lançou-a!
Com esta resposta o escritor voltou para sua casa e neste dia não conseguiu mais escrever, tampouco conseguiu dormir quando a noite chegou.
Logo pela manhã ele voltou à praia e junto com a criança devolveu várias estrelas para o mar!

E você? Quer fazer a diferença?

domingo, 9 de outubro de 2011

XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM




Pe. Francisco IVO, CM 

XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Domingo, 09 de outubro de 2011

(VERDE, GLÓRIA, CREIO – IV SEMANA DO SALTÉRIO)

Irmãos e irmãs, neste vigésimo oitavo domingo do Tempo Comum, na primeira leitura do Livro do Profeta Isaías, ouvimos que o Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará com a desonra do seu povo em toda a terra. Este é o nosso Deus, esperemos nele, até que nos salve; este é o Senhor, nele confiemos hoje e sempre; vamos nos alegrar e exultar por nos ter salvo: a sua mão é poderosa e age em nossas vidas eficazmente.
Com o Salmista nós cantamos o Senhor que é pastor que nos conduz; não nos faltará coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes da vida ele nos leva a descansar. Para as águas repousantes ele nos encaminha, e restaura as nossas forças, quando somos oprimidos pelo peso da vida humana, na aridez de nosso deserto espiritual. Ele nos guia por caminhos seguros, pela honra do seu nome; mesmo que nós passemos pelo vale tenebroso da vida humana, peregrinando neste universo sensível e material, nenhum mal devemos temer; pois o Senhor está conosco com braço forte para nos dar segurança. Ele de fato, prepara à nossa frente uma mesa, bem à vista de todos, e com o óleo do Espírito Santo, ele unge nossas cabeças e corações; faz transbordar o nosso cálice da abundância de seu amor.
Na leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses, ouvimos que devemos aprender a viver na miséria e na abundância; aprender, com o Apóstolo, o segredo de viver em toda e qualquer situação, estando farto ou passando fome, tendo de sobra ou sofrendo necessidades. Tudo nós podemos naquele que nos dá força. No entanto, nosso Deus proverá esplendidamente com sua riqueza a todas as nossas necessidades, em Cristo Jesus. Por isto, glorifiquemos seu santo nome para sempre.
No Evangelho Mateus apresenta Jesus voltando a falar em parábolas aos Sumos Sacerdotes e aos Anciãos, ensinando que o Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho; ficando indignado com os convidados, mandou suas tropas para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles; e disse: “A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. Portanto, ide até às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes”. Não sejamos como esses convidados, indignos do grande banquete dos céus, pois a justiça divina é eficaz, sempre. Não confundamos a misericórdia divina com ausência de justiça ou com presença de fraqueza da parte de Deus: sua misericórdia é justa, sua justiça é misericordiosa; porém, não brinquemos com seu amor: deixemo-nos guiar pelo Senhor, através de seus santos caminhos do Espírito.
No próximo dia doze, celebraremos a Solenidade de Nossa Mãe e Padroeira Aparecida; preparemo-nos bem para esta Solenidade, procurando fazer, em família, algum tipo de devoção mariana, mesmo que seja a recitação de uma Ave-Maria antes de dormir. Maria de Nazaré recebeu de Deus o dom de ser sua humana Mãe de seu divino filho, para que ele pudesse ser nosso divino irmão a fim de também nos tornarmos filhos do Divino Pai Eterno.
Que o bom Deus nos abençoe, nos guarde e nos conduza a vida Eterna. Amém.
Uma ótima semana a todos!

Pe. Francisco Ivo
Paróquia São Pedro e São Paulo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.