domingo, 9 de fevereiro de 2014

Justiça nos Pensamentos.


1. Todos temos, desde crianças, um forte sentimento de justiça. Como dói à criança ser castigada pelo que não fez, ver que os pais não cumprem o que prometeram  ou que alguém lhe tire sem motivo o brinquedo preferido.

Tanto e mais que às crianças dói aos adultos: acusações falsas na escola ou no emprego, não receber o pagamento justo de um trabalho, ser roubado, explorado, traído, ser vencedor num concurso e perder a vaga para um “afilhado” da banca, ser vítima de cem formas de embustes, armadilhas, logros e enganos…

A mágoa profunda que nos causa a injustiça deve mover-nos a amar a virtude da justiça e a defendê-la sempre.
Catecismo a define, sinteticamente, assim: «É a virtude moral que consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido» (n. 1807).
Comecemos meditando que, antes de mais nada, é devido a cada pessoa o respeito à sua dignidade e a equidade nos juízos que fazemos dela.
2.  Respeito pela dignidade
Todo ser humano merece imenso respeito por ser imagem de Deus , criatura de Deus, filho de Deus – sobretudo se recebeu no Batismo a graça da “filiação adotiva” (Jo 1,12) −; por ser  portador desde a concepção de uma alma espiritual e imortal; porque é alguém por quem Cristo morreu, e que está destinado à bem-aventurança eterna (cf.Catecismo nn. 1702-1705) e 2 Cor 5,14-15).
Uma forma penosa de desrespeito é o desprezo. Cristo condena fortemente o desprezo com que certos  fariseus orgulhosos olhavam para os outros: Eles se vangloriavam como se fossem justos, e desprezavam os demais (Lc 18,9).
E nós? Zombamos dos outros? Caçoamos? Ridicularizamos? Arremedamos deficiências deles (aleijões, gagueira, estrabismo, etc.) para provocar risadas? Já lhes preparamos armadilhas para que caíssem no ridículo?
Ou, o que é ainda pior: Desprezamos sua falta de categoria intelectual, profissional ou social? Sua incultura? E ainda pior: Discriminamos por motivos de religião, raça, idade, sexo, etc.
Deus não despreza ninguém: Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, dizia Jesus (Mt 18,10). Se fizemos alguma pessoa se sentir desprezada, pecamos contra a justiça, pisamos no direito ao respeito que todos os filhos de Deus, sem exceção, têm.
A Madre Teresa de Calcutá, exemplo maravilhoso de respeito e amor pelos mais rejeitados, dizia: «A maior pobreza não é a falta de dinheiro, ou a falta de pão e de comida, mas sobretudo uma fome terrível de reconhecimento da dignidade que cada um tem» (M. A. Velasco, ”Madre Teresa de Calcutá, p. 27).
Da Madre Teresa já foi dito que ela e as suas irmãs iam “além do amor”. Todo cristão deve amar o próximo por ver nele o próprio Cristo (cf.Mt 25,40). Mas não pode amar quem primeiro não respeita. Primeiro a justiça; depois − muito acima dela, mas nunca sem ela – a caridade.
Lembremos a “regra de ouro” que Cristo nos deu: Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas (Mt 7,12).
3. Evitar os juízos temerários
O juízo temerário consiste em atribuir ao próximo um erro, um crime ou um pecado, sem fundamento. Assim o define o Catecismo: «Torna-se culpado de juízo temerário aquele que, mesmo tacitamente [ou seja, mesmo interiormente, só com o pensamento], admite como verdadeiro, sem fundamento suficiente, um defeito moral no próximo» (n. 2477).
Jesus, que nos mandou: Não julgueis e não sereis julgados (Lc 6,37), dirigia-se com mágoa aos que faziam juízos críticos dele: Por que pensais mal em vossos corações? (Mt9,4).
Fazer um juízo, sem base objetiva e comprovada, é esquecer que só Deus vê o coração, e, portanto, colocar-se numa posição que só a Deus corresponde. Madre Teresa dizia: «Por muito que vejamos os outros fazerem coisas que nos parecem erradas, não sabemos por que as fazem» (Ioc. cit. p. 27).
É tocante também o exemplo de outro santo dos nossos dias, São Josemaria Escrivá. Durante a fúria anticatólica da época da guerra civil espanhola, quando – como tantos outros padres− , era perseguido de morte, dizia aos que estavam refugiados com ele numa pequena legação diplomática:
«Em vez de nos precipitarmos a julgar o nosso próximo, e talvez a condenar duramente, temos que pensar no que seria de nós se tivéssemos estado no ambiente em que viveu o homem que julgamos, se tivéssemos lido os livros que leu; se tivéssemos sentido as paixões que o dominaram… Não nos basta como exemplo o caso de Paulo que, depois de ter sido perseguidor dos cristãos, foi exemplo para todos? Compreensão, pois; essa criatura, que talvez no nosso interior desprezamos e condenamos, quem sabe se, uma vez corrigida, purificada, convertida em espiga sã, não produzirá frutos mais saborosos do que nós?» (O homem             que sabia perdoar, Ed. Indaiá, pp. 51-520).
4. Seguir o caminho indicado por Cristo
A) Em primeiro lugar, para julgar sem cometer injustiça, é preciso fazer o  que Jesus indica: Por que olhas o cisco que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar o cisco do olho de teu irmão (Mt 7,3-5).
Só podemos olhar bem para os outros com os nossos olhos purificados pela humildade e o arrependimento: primeiro, vejamos os nossos defeitos, que talvez sejam do mesmo tipo que nos incomoda nos  outros. É uma lição constante de Nosso Senhor: lembre, por exemplo, do episódio da mulher adúltera; Jesus cala-se diante dos acusadores odientos, e as primeiras palavras que diz são: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra (Jo 8,7).  Primeiro, nós. Ter consciência de que somos pecadores, para não julgar por cima ninguém.
Fica claro que, para julgar serena e objetivamente, é necessário compreender, quer dizer, enxergar com humildade e sem preconceitos; mas sem incorrer  no erro oposto ao juízo temerário, que é o de pretender justificar o injustificável, e chamar santo ou normal o que ofende a Deus e aos próximo.
Não esqueçamos que uma coisa é “ver” e outra julgar, condenar. É inevitável que vejamos erros alheios, às vezes patentes e graves (crimes, abusos, injustiças); mas coisa diferente é condenar com ódio e agressividade contra a pessoa. Isso é anticristão.
B) Em segundo lugar, seguir, sempre que for possível, o conselho de Santo Agostinho: «Procurai adquirir as virtudes que julgais faltarem aos vossos irmãos, e já não vereis os seus defeitos, porque vós mesmos não os tereis».
C) Em terceiro lugar, agir. A primeira “ação” , a primeira atitude a ser tomada, é orar pelos que erram e perdoá-los. A segunda “ação” – quando possível –  é ajudar e, se for o caso, corrigir.
Reparemos como termina o texto de Jesus sobre o cisco e a trave: Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar o cisco do olho de teu irmão (Mt 7,5).
Cristo não diz só: Perdoa, sê humilde, esquece. Também diz: Tira o cisco, ou seja, age, faze o possível para ajudar o teu irmão que erra, e, quando é necessário, também para evitar que o seu erro cause dano a inocentes. Em resumo, é preciso:
─ rezar sempre pela pessoa errada (cf. Mt 5,44)
─ tentar corrigi-la fraternalmente, se há possibilidade disso: Se te ouvir, terás ganho teu irmão (Mt 18,15).
─ caso a caridade e a justiça para com terceiros o exija, após tentar corrigir sem êxito, tomar as medidas oportunas para coibir abusos, sem descartar a denúncia e outras medidas legais cabíveis (cf. Mt 18,16-17 e 6).
Questionário sobre os juízos temerários
─ «Um só é o legislador e juiz – escreve São Tiago –… Tu, porém, quem és para julgares o teu próximo?». Faço maus juízos dos outros, sem ter certeza nem razões sólidas para pensar desse modo? Imagino que têm intenções ruins, sem um fundamento claro?
─ Luto por repelir os preconceitos e a desconfiança ao pensar nos outros? Esforço-me por ver sempre o lado bom de todas as pessoas?
─ Percebo que julgar sem conhecer a fundo a alma dos outros — que só Deus vê — é quase sempre uma grande injustiça?
─ Antes de julgar os defeitos dos demais, procuro ver os meus e corrigi-los? Percebo que só a pessoa humilde, que se conhece um pouco a si mesma, tem condições de olhar para os outros com compreensão?
─ Compreendo que muitos maus juízos e preconceitos nascem das marcas que deixam na minha alma o orgulho, a inveja, a susceptibilidade?
─ Guardo ressentimentos dentro do coração? Esqueço-me de que Cristo nos disse: «Se não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as vossas faltas»?
─ Quando tenho o dever de julgar o comportamento de meus familiares, subordinados, etc, faço isso sem ira, sem me deixar dominar pelo calor da indignação, procurando a maior objetividade possível?
─ Tenho o amor e a coragem suficientes para corrigir com delicadeza os erros das pessoas que dependem de mim, ou dos que confiam na minha amizade?
─ Compreendo que calar, quando se deveria corrigir para procurar o bem da pessoa que errou, pode ser muitas vezes uma deslealdade?
─ Os erros dos outros provocam em mim ira, desprezo e antipatia, ou despertam a responsabilidade de rezar mais por eles, de pedir a Deus que os ajude a abrirem os olhos e melhorar?
Conclusões (Procure tirar as suas conclusões e anotá-las)
 Pe. Faus 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.