sábado, 11 de fevereiro de 2023

O Domingo

 Comentário Litúrgico



6º Domingo do Tempo Comum 

Domingo, 12 de fevereiro de 2023

Evangelho (Mt 5,17-37)




Bendito sejais, ó Pai, Senhor do céu e da terra,

porque revelastes aos pequeninos os mistérios do reino.



Mateus tenta conciliar as tendências e as respostas dos vários grupos que, no contexto da sua comunidade cristã, eram dadas a estas questões.


Na primeira parte do Evangelho que hoje nos é proposto (vers. 17-19), Mateus sustenta que Cristo não veio abolir essa Lei que Deus ofereceu ao seu Povo no Sinai. A Lei de Deus conserva toda a validade e é eterna; no entanto, é preciso encará-la, não como um conjunto de prescrições legais e externas, que obrigam o homem a proceder desta ou daquela forma rígida, no contexto desta ou daquela situação particular, mas como a expressão concreta de uma adesão total a Deus (adesão que implica a totalidade do homem, e que está para além desta ou daquela situação concreta). Dito de outra forma: os fariseus (que eram a corrente dominante no judaísmo pós-destruição de Jerusalém) tinham caído na casuística da Lei e achavam que a salvação passava pelo cumprimento de certas normas concretas; mas Mateus achava que a proposta libertadora de Jesus ia mais além e passava por assumir uma atitude interior de compromisso total com Deus e com as suas propostas.


Na segunda parte do texto que nos é proposto (vers. 20-37), Mateus refere quatro exemplos concretos desta nova forma de entender a Lei (na realidade, são seis os exemplos que aparecem no conjunto do texto mateano; mas o Evangelho de hoje só apresenta quatro; os outros dois ficam para o próximo domingo).


O primeiro (vers. 21-26) refere-se às relações fraternas. A Lei de Moisés exige, simplesmente, o não matar (cf. Ex 20,13; Dt 5,17); mas, na perspectiva de Jesus (que não se resume ao cumprimento estrito da letra da Lei, mas exige uma nova atitude interior), o não matar implica o evitar causar qualquer tipo de dano ao irmão... Há muitas formas de destruir o irmão, de o eliminar, de lhe roubar a vida: as palavras que ofendem, as calúnias que destroem, os gestos de desprezo que excluem, os confrontos que põem fim à relação. 


Os discípulos do "Reino" não podem limitar-se a cumprir a letra da Lei; têm que assumir uma nova atitude, mais abrangente, que os leve a um respeito absoluto pela vida e pela dignidade do irmão. A propósito, Mateus aproveita para apresentar à sua comunidade uma catequese sobre a urgência da reconciliação (o cortar relações com o irmão, afastá-lo da relação, marginalizá-lo, não é uma forma de matar?). Na perspectiva de Mateus, a reconciliação com o irmão deve sobrepor-se ao próprio culto, pois é uma mentira a relação com Deus de alguém que não ama os irmãos.


O segundo (vers. 27-30) refere-se ao adultério. A Lei de Moisés exige o não cometer adultério (cf. Ex 20,14; Dt 5,18); mas, na perspectiva de Jesus, é preciso ir mais além do que a letra da Lei e atacar a raiz do problema - ou seja, o próprio coração do homem... É no coração do homem que nascem os desejos de apropriação indevida daquilo que não lhe pertence; portanto, é a esse nível que é preciso realizar uma "conversão". A referência a arrancar o olho que é ocasião de pecado (o olho é, nesta cultura, o órgão que dá entrada aos desejos) ou a cortar a mão que é ocasião de pecado (a mão é, nesta cultura, o órgão da acção, através do qual se concretizam os desejos que nascem no coração) são expressões fortes (bem ao gosto da cultura semita mas que, no entanto, não temos de traduzir à letra) para dizer que é preciso actuar lá onde as acções más do homem têm origem e eliminar, na fonte, as raízes do mal.


O terceiro (vers. 31-32) refere-se ao divórcio. A Lei de Moisés permite ao homem repudiar a sua mulher (cf. Dt 24,1); mas, na perspectiva de Jesus, a Lei tem de ser corrigida: o divórcio não estava no plano original de Deus, quando criou o homem e a mulher e os chamou a amarem-se e a partilharem a vida.

O quarto (vers. 33-37) refere-se à questão do julgamento. A Lei de Moisés pede, apenas, a fidelidade aos compromissos selados com um juramento (cf. Lv 19,12; Nm 20,3; Dt 23,22-24); mas, na perspectiva de Jesus, a necessidade de jurar implica a existência de um clima de desconfiança que é incompatível com o "Reino". Para os que estão inseridos na dinâmica do "Reino", deve haver um tal clima de sinceridade e confiança que os simples "sim" e "não" bastam. Qualquer fórmula de juramento é supérflua e sinal de corrupção da dinâmica do "Reino".


A questão essencial é, portanto, esta: para quem quer viver na dinâmica do "Reino", não chega cumprir estrita e casuisticamente as regras da Lei; mas é preciso uma atitude interior inteiramente nova, um compromisso verdadeiro com Deus que envolva o homem todo e lhe transforme o coração.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

5º Domingo do Tempo Comum 05 02 2023

Na celebração do 5º Domingo do Tempo Comum, neste domingo dia 05 de fevereiro de 2023, O padre Jânio José, em sua homilia comentou sobre o Evangelho (Mt 5,13-16) Vós sois o sal da terra e Vós sois a luz do mundo.


domingo, 5 de fevereiro de 2023

Salmo 111

Salmo 111(112), Uma luz brilha nas trevas para o justo, permanece para sempre o bem que fez. Na voz de Maria Gabriela, Liturgia Santa Teresinha, Paróquia São Pedro e São Paulo.

O Domingo

 Comentário Litúrgico


5º Domingo do Tempo Comum 

Domingo, 05 de fevereiro de 2023

Evangelho (Mt 5, 13-16)



Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor:

quem Me segue terá a luz da vida.



O texto que nos é proposto reúne duas parábolas - a do sal e a da luz - destinadas a pôr em relevo o papel do novo Povo de Deus no mundo e a definir a missão daqueles que aceitam viver no espírito das bem-aventuranças. Depois de apresentar a nova Lei ("bem-aventuranças"), Jesus define a missão do novo Povo de Deus.


A primeira comparação é a do sal (vers. 13). O sal é, em primeiro lugar, o elemento que se mistura na comida e que dá sabor aos alimentos (cf. Jb 6,6). Também é um elemento que assegura a conservação dos alimentos e a sua incorruptibilidade. Simboliza, nesta linha, aquilo que é inalterável... No Antigo Testamento, o sal é usado para significar o valor durável de um contrato; nesse contexto, falar de uma "aliança de sal" (Nm 18,19) é falar de um compromisso permanente, perene (cf. 2 Cr 13,5).


Dizer que os discípulos são "o sal" significa, portanto, que os discípulos são chamados a trazer ao mundo essa "qualquer coisa mais" que o mundo não tem e que dá sabor à vida dos homens; significa também que da fidelidade dos discípulos ao programa enunciado por Jesus (as "bem-aventuranças") depende a perenidade da aliança entre Deus e os homens e a permanência do projecto salvador e libertador de Deus no mundo e na história.


A referência à perda do sabor ("se o sal perder o sabor... já não serve para nada") destina-se a alertar os discípulos para a necessidade de um compromisso efectivo com o testemunho do "Reino": se os discípulos de Jesus recusarem ser sal e se demitirem das suas responsabilidades, o mundo guiar-se-á por critérios de egoísmo, de injustiça, de violência, de perversidade, e estará cada vez mais distante da realidade do "Reino" que Jesus veio propor. Nesse caso, a vida dos discípulos terá sido inútil.


A segunda comparação é a da luz (vers. 14-16). Para a explicar, Jesus utiliza duas imagens.

A primeira imagem (a da cidade situada sobre um monte) leva-nos a Is 60,1-3, onde se fala da "luz" de Deus que devia brilhar sobre Jerusalém e, a partir de lá, alumiar todos os povos. A interpretação judaica de Is 60,3 aplicava a frase a Israel: o Povo de Deus devia ser o reflexo da luz libertadora e salvadora de Jahwéh diante de todos os povos da terra. A segunda imagem (a da lâmpada colocada sobre o candelabro, a fim de alumiar todos os que estão em casa) repete e explicita a mensagem da primeira: os que aderem ao "Reino" devem ser uma luz que ilumina e desafia o mundo. É possível que haja ainda nestas imagens uma referência ao "Servo de Jahwéh" de Is 42,6 e 49,6, apresentado como a "luz das nações".


De qualquer forma, a verdade é que, na perspectiva de Jesus, essa presença da "luz" de Deus para alumiar as nações dar-se-á, doravante, nos discípulos, isto é, naqueles que aceitaram o apelo do "Reino" e aderiram à nova Lei (as "bem-aventuranças") proposta por Jesus. Eles são a "nova Jerusalém", ou o novo "Servo de Jahwéh" de onde a proposta libertadora de Deus irradia e a partir de onde ela transforma e ilumina a vida de todos os homens.


Estas duas imagens não pretendem, contudo, dizer que os discípulos de Jesus devam dar nas vistas, mostrar-se, escolher lugares de visibilidade de onde as massas os admirem e os aplaudam. Mas pretende dizer que a missão das testemunhas do "Reino" deve levá-las a dar testemunho, a questionar o mundo, a ser uma interpelação profética, a ser um reflexo da luz de Deus; e que não devem esconder-se, demitir-se da sua missão, fugir às suas responsabilidades.


Essas "boas obras" que os discípulos devem praticar, e que serão um testemunho do "Reino" para os homens, são, provavelmente, aquelas que Mateus apresenta na segunda parte das "bem-aventuranças" (cf. Mt 5,7-11): a "misericórdia" (um coração capaz de compadecer-se, de amar, de perdoar, de se comover, de se deixar tocar pelos sofrimentos e angústias dos irmãos), a "pureza de coração" (a honestidade, a lealdade, a verdade, a verticalidade), a defesa


intransigente da paz (a recusa da violência e da lei do mais forte a luta pela reconciliação) e da justiça. É desse labor dos discípulos que nascerá o mundo novo, o mundo do "Reino".


A missão dos discípulos é, portanto, a de "dar sabor" ao mundo, garantir aos homens a perenidade da "aliança" e iluminar o mundo com a "luz" de Deus. Eles são as testemunhas dessa realidade nova que nasce da oferta da salvação e da vivência das "bem-aventuranças". Neles tem de estar presente essa realidade nova, que Jesus chamava "Reino".





Oração

Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.