segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MISSA DA SAÚDE

MISSA DA SAÚDE.
Participação do Frei Rinaldo Stecanela.
Venha participar de mais este ato de Fé e graça na nossa paróquia, Participe e traga a família.
MISSA DA SAÚDE
Dia 09 de novembro 2013, às 18 horas
PARÓQUIA SÃO PEDRO E SÃO PAULO.
Paróquia São Pedro e São Paulo





A última parábola de Cristo






9. A ALMA DAS VIRTUDES HUMANAS
A última parábola de Cristo
Iniciamos a segunda parte. Nela meditaremos sobre a aquisição, cultivo e crescimento das virtudes humanas: das virtudes morais que focalizamos, num primeiro olhar, no capítulo terceiro.
Mas antes de entrar no tema, é preciso que acendamos uma luz. Sem ela, as melhores coisas que possamos dizer sobre as virtudes humanas ficariam incompletas e até confusas.
Assim como, na primeira parte, nos ajudou a imagem empregada por Cristo da vida como construção de um edifício, agora vamos procurar luzes na última parábola que Jesus expôs antes de ir para a Cruz: a alegoria da videira e as varas (Jo 15,1-8).
Eu sou  a videira verdadeira – dizia Jesus na Última Ceia  –,  e mau Pai é o agricultor [...]O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós os ramos. (Jo, 15, 1 e 4-5).
A vida do ramo – da vara ou sarmento, de onde pende a uva – procede da seiva, que vem das raízes da videira. Sem seiva, a vara seca; sem seiva, não há fruto.
Sabe o que é essa “seiva” que Cristo – a videira verdadeira – nos transmite, quando  estamos unidos a Ele? A graça de Deus, a graça que o Espírito Santo – amor eterno entre o Pai e o Filho – infunde na nossa alma, como o grande fruto da Redenção realizada por Cristo. De maneira simples e bela, São Paulo diz que o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5,5), e que esse dom do Amor  – já desde o Batismo – nos dá uma vida nova (Rm 6,4).
Trata-se de uma realidade divina, que as palavras humanas são incapazes de exprimir. Os Padres da Igreja dos primeiros séculos, para explicar a transformação que a graça do Espírito Santo opera na nossa alma, recorriam a comparações. Uma delas, muito expressiva, é a do metal posto ao fogo: ao ficar em brasa, adquire as qualidades do fogo; sem deixar de ser o que era – metal – ganha o ardor, a luz e o calor que, sozinho, jamais teria. Coisa análoga faz a graça do Espírito Santo nas almas, elevando-as, “divinizando-as”, tonando-as filhos de Deus (cf Jo 1, 12; Gl 4,6-7), membros da família de Deus (Ef 2,19).
Graças a esse fogo divino nós podemos viver e agir como filhos de Deus muito amados(Ef 5,1) E, se não perdemos a graça do Espírito Santo pelo pecado, as nossas virtudes terão a “seiva” da graça, a qualidade sobrenatural das virtudes dos filhos de Deus, dos “irmãos de Cristo” (cf Rm 8,16 e 29). Serão as virtudes humanas do cristão.
A graça e as virtudes humanas
As virtudes humanas já foram conhecidas e estimadas há milênios pelos pagãos. Platão – como lembrávamos acima – formulou a doutrina básica das quatro virtudes “cardeais”: prudência, justiça, fortaleza e temperança. Aristóteles  e os filósofos estoicos (Epicteto, Cícero, Sêneca, etc.) aprofundaram nas quatro, e em muitas outras que estão ligadas a elas. Os mesmos valores básicos encontram-se nas tradições éticas do confucianismo, do hinduísmo e do budismo.
O cristianismo não rejeitou esses valores, antes assumiu a doutrina clássica das virtudes, como o fez com todas as verdades autênticas da sabedoria humana. Neste sentido, São Paulo aconselhava: Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar os vossos pensamentos (Fl 4,8).
No entanto, o enfoque cristão modificou profundamente – pela raiz – a perspectiva pagã. Com efeito, o ideal pagão apreciava as virtudes como um desafio de grandeza pessoal, como domínio de si, como vitória do esforço moral do “sábio”, como supremacia da inteligência e da vontade sobre os instintos e as emoções.
É uma moral que tem muitas coisas elevadas e sempre válidas; por isso, Santo Tomás pôde aproveitar grande parte da Ética a Nicômaco de Aristóteles. Porém, já desde o início, a alma cristã percebeu que esses valores pagãos – por positivos que sejam – padecem de insuficiências.
Virtudes pagãs e virtudes cristãs
            Vejamos quatro insuficiências da visão pagã das virtudes:
– Primeira: o pagão virtuoso é autossuficiente. Acha que não precisa de Deus para ser perfeito. Quando muito, deve resignar-se ao destino inexorável dos deuses. O herói e o filósofo pagão têm o perigo de viver facilmente num clima de orgulho, de autocomplacência. Ignoram a virtude da humildade, não a compreendem. Valorizam o forte e o sábio, mas menosprezam o fraco e o ignorante. Pelo contrário, o cristão ama a todos como irmãos e valoriza especialmente os pequeninos, os pobres, os fracos, filhos queridíssimos de Deus (cf. Mt 18,3 e 10).
– Segunda: esquece que uma parte importante do amadurecimento nas virtudes é a “cura” dos defeitos enraizados na alma, o arrependimento e o perdão de Deus. O ser humano está contaminado pelo pecado. Sem curar as feridas interiores, mediante a graça e o perdão de Deus, a virtude fica enfermiça, é um ramo árido e triste.
– Terceira: as virtudes pagãs não têm o seu centro no amor. Desconhecem o Espírito Santo e a extraordinária novidade da caridade cristã. Como poderiam entender o que escrevia São Paulo: Se não tiver amor, não sou nada (1Cor 13, 2)? Ou o que dizia, mais rotundamente, São João: Quem não ama permanece na morte (1 Jo 3,14). O amor é a “alma” das virtudes cristãs.
Sempre recordarei a tristeza com que uma mãe de família de origem oriental me dizia, depois de uma primeira viagem à terra dos antepassados: «É uma pena. Eles são bons, mas não conhecem a caridade».
– Quarta: não sabem – por não conhecê-lo ou por conhecê-lo mal – que o modelo supremo, único, definitivo, da plena perfeição das virtudes humanas é Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito homem (Símbolo Quicumque).
Por isso, São Paulo podia resumir a vida cristã dizendo: Sede imitadores de Deus, como filhos muito amados. Progredi no amor, seguindo o exemplo de Cristo, que nos amou e se entregou por nós (Rm 5,5). Progredir no amor!
Por exemplo, diante da cruz, da dor, o estoico dirá apenas: “Seja forte”. E o sábio pagão: “Seja indiferente ao sofrimento, esteja por cima dele”. Mas o cristão… Vou lembrar um episódio que fala por si. Um rapaz, gravemente doente contava ao sacerdote que o atendia que, naqueles dias, rezava olhando um crucifixo, e lhe dizia: “Jesus, sofro porque dói muito; mas sorrio porque te amo!”.
É importante termos isso presente quando falarmos depois da importância do nosso esforço por adquirir as virtudes humanas. Sem a graça e sem o amor, o esforço é estéril.
As virtudes humanas do cristão
As virtudes humanas do cristão são as mesmas virtudes cardeais dos pagãos, as quatro clássicas – prudência, justiça, fortaleza e temperança –, mais as outras que lhes são anexas.
Como o pagão, o cristão tem que lutar para adquirir essas virtudes; a graça não o dispensa do esforço necessário para as possuir. Mas a novidade é que o Espírito Santo comunica a essas virtudes “qualidades divinas”, que mudam tudo:
– Primeiro, faz delas “virtudes filiais”. O cristão que vive da fé, pode exclamar, extasiado, como São João: Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus! (1Jo 3,2). E, quando se empenha em ser mais forte, mais prudente, mais justo, mais moderado…, não visa a satisfação vaidosa de se sentir “bom”; a única coisa que procura é a que buscava o coração de Cristo: cumprir com amor a vontade do Pai, fazendo o que lhe agrada: Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou (Jo 4,34).  Eu sempre faço o que é do seu agrado (Jo 8,29).
– Além disso, o Espírito Santo infunde no esforço humano a força de Deus. A São Paulo, que se angustiava por não conseguir vencer uma grande dificuldade pessoal, Cristo lhe disse: Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força (Cor 12,9). Depois de ouvir essas palavras, o apóstolo escrevia, feliz:Posso tudo naquele que me dá forças (Fl 4,13).
Catecismo resume brevemente estas verdades: «As virtudes humanas… são purificadas e elevadas pela graça divina» (n. 1810). «Não é fácil para o homem ferido pelo pecado manter o equilíbrio moral. O dom da salvação, trazida por Cristo, nos concede a graça necessária para perseverar na conquista das virtudes».
O cristão de boa vontade, aberto à graça de Deus, estará em condições de amadurecer mais depressa nas virtudes humanas, assim como o ramo sadio da videira tem condições de receber a vitalidade da seiva, ao passo que o ramo seco ou quebrado a desperdiça.
São Josemaria recordava muitas vezes esta realidade. «Quando uma alma se esforça por cultivar as virtudes humanas – dizia –, o seu coração já está muito perto de Cristo… As virtudes humanas são o fundamento das sobrenaturais… Se o cristão luta por adquirir essas virtudes, a sua alma dispõe-se a receber com eficácia a graça do Espírito Santo. E as boas qualidades humanas ficam reforçadas com as moções que o Paráclito introduz na alma». (Amigos de Deus, nn. 91,92).
Por ora, terminamos esta reflexão. Resta ainda uma consideração necessária para captar bem o que são as virtudes humanas de um bom cristão. Mas vamos deixá-la para o próximo capítulo.
By Pe. Faus 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.