segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

10 mandamentos para a Paz na família.

Paz na família

 

A Pastoral da Criança está divulgando os 10 Mandamentos para a Paz na Família. Achei interessante essa formulação e passo a comentá-los. 

1.  Tenha fé e viva a Palavra de Deus, amando o próximo como a si mesmo. Fé em Deus e amor ao próximo são bases fundamentais para a vida pessoal e familiar.
2. Ame-se, confie em si mesmo, em sua família e ajude a criar um ambiente de amor e paz ao seu redor. O amor ao próximo ensina a Bíblia, seja "como a si mesmo". Então, o amor ao próximo, parte do respeito que eu tenho também por mim mesmo, sem me anular, mas também sem me super dimensionar. 

3.  Reserve momentos para brincar e se divertir com sua família, pois a criança aprende brincando e a diversão aproxima as pessoas. Jesus falou da necessidade de a gente imitar as crianças no sentimento de confiança, de gratuidade, de simplicidade.

4. Eduque seu filho através da conversa, do carinho e do apoio e tome cuidado: quem bate para ensinar está ensinando a bater. O diálogo é o melhor caminho. Também se pode dar um castigo, especialmente privando o filho de algo que ele gosta muito, mas sempre evitando espancamento. 

5.  Participe com sua família da vida da comunidade, evitando as más companhias e diversões que incentivam a violência. Em comunidade, exercitamos muitos valores da cidadania e da religião: a solidariedade, a alegria, a sociabilidade, o apoio mútuo, a compreensão da realidade.

6. Procure resolver os problemas com calma e aprenda com as situações difíceis, buscando em tudo o seu lado positivo. É preciso pensar um pouco antes de agir, para não perder o controle. Falar e agir no impulso: esse é um terreno fértil para atitudes preconceituosas e vingativas, coisas de que depois podemos nos arrepender.

7.  Partilhe seus sentimentos com sinceridade, dizendo o que você pensa e ouvindo o que os outros têm para dizer. A fé cristã ajuda a construir cidadãos que pensam e agem com critérios do Evangelho.

8.  Respeite as pessoas que pensam diferente de você, pois as diferenças são uma verdadeira riqueza para cada um e para o grupo. Toda unanimidade é burra, já disse alguém, acertadamente. Numa sociedade pluralista como a nossa, há de se formar pessoas para a tolerância, o respeito às diferenças, o diálogo.

9. Dê bons exemplos, pois a melhor palavra é o nosso jeito de ser. Santo Antônio de Pádua deixou escrito: "Cessem as palavras, falem as obras".

10. Peça desculpas quando ofender alguém e perdoe de coração quando se sentir ofendido, pois o perdão é o maior gesto de amor que podemos demonstrar. Jesus, no Pai Nosso, nos ensinou a pedir o perdão de Deus e a nos comprometer a compreender e perdoar a fraqueza dos outros.
São estes os 10 mandamentos para a Paz na família.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.