sábado, 9 de outubro de 2021

Mensagem do Pároco

 Mensagem do Pároco





“Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!” Mc 10, 9


Queridos irmãos e irmãs, bem vindos ao mês de outubro.

O mês de outubro é chamado de mês missionário, mês do envio. A natureza da Igreja é ser missionária, isso significa que a missão, o sair de si, o levar o evangelho não é um apêndice, mas a constituição do seu ser em si mesma, ela existe para Evangelizar. Deste modo, todos nós, somos missionários constituídos e ungidos após o batismo como mensageiros da boa nova. Eu sou missionário. Essa deve ser nossa identidade.


Começamos a semana com o tema da união do homem e da mulher, a partir do texto bíblico de

Mc 10, 2-16. O homem foi criado para a felicidade e para a comunhão, assim a união que vem desde o Gênesis é querida e abençoada por Deus. A união entre o homem e a mulher foi elevada a dimensão de sacramento na Igreja, pois se trata de uma benção divina e não de um contrato civil sob a segurança de uma lei positiva. Ninguém pode separar essa união. Quando acolhemos os casais para o sacramento do matrimônio, quando os introduzimos neste mistério profundo do casamento cristão, nós também somos missionários. Hoje é urgente acolher e formar bem nossos jovens que se prepararam para esta missão bonita de amor e comunhão, a família. A comunhão de vidas é algo profundo para a felicidade dos casais, por que não se trata só de viverem juntos, mas saberem que um necessita do outro para a comunhão existir.


Portanto, sejamos comprometidos nesta semana em evangelizar em nossas famílias, instruindo, formando, acolhendo e dando testemunho de amor e compromisso com o Reino de Deus.

Rezemos pelos noivos que se prepararam para este belo sacramento.



Deus abençoe a todos.


Pe. Gilvan Manuel, CM


domingo, 3 de outubro de 2021

Mensagem do Pároco

 Mensagem do Pároco



“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.

Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”. (Mc 8, 34-35)



Irmãos e irmãs, afirmar que Jesus é o Messias é muito fácil, difícil é viver a

dimensão da Cruz.

Jesus fez uma pergunta aos discípulos, conforme acompanhamos na liturgia do último domingo, quando interpelou-os assim:

E para vocês, que sou eu? Pedro em nome da Igreja disse: Tu és o Messias.


Muitas vezes queremos seguir Jesus Cristo subtraindo a dimensão do Calvário e da dor. Seguir Jesus Cristo é exatamente assumir o Calvário e acompanhar Jesus por este caminho que somente Ele sabe.


As regras para o discipulado são: RENÚNCIA SEGUIMENTO E PERDA.

O discípulo de Jesus não pode seguir esse caminho sem renunciar a si mesmo, sem renunciar as propostas do mundo. O verdadeiro seguimento se faz na obediência a vontade do Pai, pois a vocação é um projeto maior.


Para o mundo seguir a proposta desafiadora de Jesus é uma perda, mas para o crente é a maneira mais serena de viver e passar pelo Calvário. Deixa Cristo ir a frente de tudo, de tua vida. Não assuma sua cruz e faça esse caminho sozinho. Levar a Cruz sozinha é frustrante e perigoso. Levar a cruz seguindo os passos de Cristo é caminho de salvação e redenção.


Contudo, nos caminhos de nossa vida, mesmo diante das provações, peça ao Senhor o dom da obediência.




Deus abençoe a todos. 


Pe. Gilvan Manuel, CM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.