domingo, 11 de dezembro de 2011

Informativo Dezembro 2011

Agradecimento ao ECC
          Ressaltamos que o ECC é um serviço à família, feito por casais para casais. Sua participação está contribuindo para que as famílias se transformem em "Igrejas Domésticas", em formadoras de pessoas, educadoras na fé e promotoras do desenvolvimento, tendo um lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho, construindo o Reino de Deus, aqui e agora.
          Agradecemos a TODOS que conosco caminharam neste ano de 2011, buscando vivenciar o compromisso do casal cristão no mundo de hoje. Rogamos a Nossa Senhora que interceda por todos os casais da FAMÍLIA ECC DA PARÓQUIA SÃO PEDRO E SÃO PAULO, para que mantenham o seu verdadeiro Espírito: Simplicidade, Doação, Pobreza, Humildade e Oração. Louvamos ao Nosso Senhor Jesus Cristo, por todas as bênçãos recebidas.

Equipe Dirigente 2011.


Boas Vindas à nova Equipe Dirigente 2012

Quando Jesus diz: "A quem muito foi confiado, muito mais será exigido" (Lc. 12,48). Ele nos estimula a sairmos da inércia de nossa vida de oração e buscarmos levar Sua palavra para além de nossas limitações. Trago na bagagem da vida, muitas lições desta viagem missionária; tais como: a simplicidade das atitudes, o carinho no acolhimento, a fé em situações de adversidade, e, principalmente, que a necessidade do amor de Cristo na vida de cada irmão não tem fronteiras. "Devo anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus também para as outras cidades, porque para isso é que fui enviado". (Lc.5,43).
Com essas palavras damos as boas vindas à nova Equipe Dirigente 2012, o qual foi apresentada no último encontrão do dia 28 de outubro na capela de São José no Olavo Oliveira, contando com a participação maciça de quase todos os casais do ECC. É um momento muito esperado por todos que ficam na expectativa para saber quais casais irão dirigir o ECC no próximo ano. Já se tomou tradição essa prática. Na verdade, o importante é que nós, casais, depositemos toda nossa confiança e apoio aos cinco casais que com certeza precisarão de todos nós.
Querida equipe dirigente 2012, seja bem vinda ao novo serviço o qual foi confiada. São muitas as atribuições e responsabilidades, porém, muitas bênçãos hão de vir. A escolha foi feita por Deus, vocês estão cobertos pelo Espírito Santo, ele irá proteger e dará luz aos vossos caminhos. Acreditem sempre que tudo dará certo. O apoio do nosso Diretor Espiritual será de fundamental importância nessa nova caminhada, e não esqueçam que existem 280 casais a disposição.

Contem sempre conosco e Boa sorte!
Pós- Encontro      Finanças           Palestra         Montagem            Ficha


O que é o Advento?

coroa-do-adventoA palavra "advento" quer dizer "que está para vir". O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.

O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.

Esse Tempo possui duas características: As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.

Há relatos de que o Advento começou a ser vivido entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, como preparação para a festa do Natal. No final do século IV na Gália (atual França) e na Espanha tinha caráter ascético com jejum abstinência e duração de 6 semanas como na Quaresma (quaresma de S. Martinho). Este caráter ascético para a preparação do Natal se devia à preparação dos catecúmenos para o batismo na festa da Epifania. Somente no final do século VII, em Roma, é acrescentado o aspecto escatológico do Advento, recordando a segunda vinda do Senhor e passou a ser celebrado durante 5 domingos.

Só após a reforma litúrgica é que o Advento passou a ser celebrado nos seus dois aspectos: a vinda definitiva do Senhor e a preparação para o Natal, mantendo a tradição das 4 semanas. A Igreja entendeu que não podia celebrar a liturgia, sem levar em consideração a sua essencial dimensão escatológica.

O Advento recorda a dimensão histórica da salvação, evidencia a dimensão escatológica do mistério cristão e nos insere no caráter missionário da vinda de Cristo. Ao serem aprofundados os textos litúrgicos desse tempo, constata-se na história da humanidade o mistério da vinda do Senhor. Jesus que de fato se encarna e se torna presença salvífica na história, confirmando a promessa e a aliança feita ao povo de Israel. Deus que, ao se fazer carne, plenifica o tempo (Gl 4,4) e torna próximo o Reino (Mc 1,15).

   O Advento recorda também o Deus da revelação, Aquele que é, que era e que vem (Ap 1, 4-8), que está sempre realizando a salvação mas cuja consumação se cumprirá no "dia do Senhor", no final dos tempos. O caráter missionário do Advento se manifesta na Igreja pelo anúncio do Reino e a sua acolhida pelo coração do homem até a manifestação gloriosa de Cristo. As figuras de João Batista e Maria são exemplos concretos da missionariedade de cada cristão, quer preparando o caminho do Senhor quer levando o Cristo ao irmão para o santificar. Não se pode esquecer que toda a humanidade e a criação vivem em clima de advento, de ansiosa espera da manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus.

A celebração do Advento é, portanto, um meio precioso e indispensável para nos ensinar sobre o mistério da salvação e assim termos a Jesus como referencia e fundamento, dispondo-nos a "perder" a vida em favor do anúncio e instalação do Reino.

A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão.

Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na parusia do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é "Marana tha"! Vem Senhor Jesus!

O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.

O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, "lutando até o sangue" contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.

No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não pobreza econômica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus (e não dos bens terrenos), que tem n'Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.



Mensagem de Natal


La Sagrada Familia, Jesús, María y JoséNatal é tempo...
De dar um toque na vida com as cores da esperança, da fé, da paz e do amor.

Também é tempo de preparar, em nosso coração e em nosso lar, um espaço
para acolher as sublimes lições da Sagrada Família de Nazaré e aceitar as inevitáveis surpresas da vida.

Natal é tempo...

De olhar para o céu, encantarmo-nos com a luz das estrelas e seguir a estrela-guia.

É tempo abençoado de dar mais atenção à criança que mora em cada um de nós e às que encontramos em nosso peregrinar, à procura do caminho que nos leva ao Deus Menino.

Natal é tempo...

De mais uma vez ouvir, acolher e repetir a mensagem alegre dos Anjos de Deus.

É tempo de acalentar sonhos de harmonia e paz e, olhando para os “anjos aqui na Terra”, dar a nossa contribuição, para tornar este nosso espaço um pouco mais parecido com o Céu.

Natal é tempo...

De contemplar o Menino Jesus e sua Mãe e envolvermo-nos em silêncio orante.

É tempo de agradecer as manifestações de Deus e deixarmo-nos extasiar por esse Divino Amor que, na fragilidade de uma Criança, nos braços de Maria, veio iluminar nossa fé.

Natal é tempo...

De olhar para o mundo, alimentar a chama do amor e apreciar o milagre da vida.

É tempo de seguir com atenção e humildade os passos dos pastores e os daqueles que têm coração simples e, em gestos de ternura, sintonizar mentes e aconchegar corações.

Natal é tempo...

De pensar no irmão próximo e distante e de colaborar para o renascer do amor.

É tempo de, amorosamente, recompor a vida, perdoar e abraçar, com a ternura e a misericórdia do Coração de Deus, os registros de nossa infância e dos anos que já vivemos.

Na jubilosa esperança do Natal de Jesus Cristo, estejamos atentos para perceber e realizar o bem que estiver ao nosso alcance e sermos um compreensível eco da mensagem de paz daquela noite em que, gerado por obra do Espírito Santo, de Maria nasceu o Salvador.




Oração de Natal


Senhor, nesta Noite Santa, depositamos diante de tua manjedoura todos os sonhos, lágrimas e esperanças contidos em nossos corações.
Pedimos por aqueles que choram sem ter quem lhes enxugue uma lágrima.
Por aqueles que gemem sem ter quem escute seu clamor.
Suplicamos por os que te buscam sem saber ao certo onde te encontrar.
Para os que gritam paz, quando nada mais podem gritar.
Abençoa, Jesus menino, cada pessoa do planeta Terra, colocando em seu coração um pouco da luz eterna que vieste acender no coração de cada um de nós a luz da FÉ.


 
Fica conosco, Senhor! Assim seja.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

XXVII Encontro de Casais com Cristo

A união das equipes da Sala e de Ordem e Limpeza do XXVII ECC deu a origem da Equipe Roxa, veja quem são os participante da equipe destaque 2011.
Tarefa realizada pela equipe Roxa de Amor por Cristo, na Gicana do ECC 2011 da Paróquia de São Pedro e São Paulo. No tempo da brilhantina, bons tempos não voltam mais.