CASAL | ENDEREÇO | ECC | D.C | ANOS | BODAS |
MERCÊS E SOCORRO | R. Lúcia Pinheiro, 2655 - S.Fco. | 15° | 03/03/85 | 27 anos | Crisopásio |
FLÁVIO E LILIAN | R. Creuza Rocha, 242 - Jd.Guanabara | 12° | 05/03/94 | 18 anos | Turquesa |
JOÃO PAULO E ROSE | R. I, 107 - Omega II | 24° | 12/03/05 | 07 anos | Lã |
ANTº MARIA E LÁZARA | R. Pe Guerra, 2525 – Parquelândia | 3º | 14/03/80 | 32 anos | Pinho |
SILVEIRA E RAIMUNDINHA | Av. Independência,942 - Q.Cunha | 4° | 15/03/74 | 38 anos | Carvalho |
BATISTA E GRAÇA | R.Francisquinha Portela, 3036-S.Francisco | 13° | 15/03/70 | 42 anos | Prata Dourada |
MÁRCIO E ZINEUDE | R. Ilha do Bote, 588 – São Francisco | 26º | 15/03/03 | 09 anos | Cerâmica |
CARLOS E REGINA | R. Cariús, 134 – Jd. Guanabara | 22º | 16/03/04 | 08 anos | Barro |
BARNABÉ E LAIS | R. Francisquinha Portela, 2916 – São Fco | 2º | 17/03/57 | 55 anos | Ametista |
VANIIO E SILVANIA | R. E, casa 57,Conj. Itaparica Barra do Ceará | 1º | 18/03/88 | 24anos | Opala |
LINHARES E IVONEIDE | R. Induméia, 78 – Vila Velha | 12º | 19/03/80 | 32 anos | Pinho |
ZÉ MARIA E MADALENA | Av. Independência,2666 - Q.Cunha | 15° | 19/03/90 | 22 anos | Louça |
BETO E NEIDE | Av. Hildebrando de Melo,1419 - Jd.Guan. | 18° | 19/03/90 | 22 anos | Louça |
DANIEL E LIDUINA | R.XIX , 220 - Cj. Omega I | 7° | 20/03/65 | 47 anos | Jaspe |
ALEX E ROBÉRIA | R. Mra. José Teixeira, 634 - O.Oliveira | 18° | 23/03/96 | 16 anos | Safira |
LAÉRCIO E ROSEMARY | R. Carnaubal,1164 - Jd.Guanabara | 17° | 25/03/96 | 16 anos | Safira |
VALTER E ADÉLIA | R. Induméia, 88 – Vila Velha | 5º | 25/03/85 | 27 anos | Crisopásio |
FRANCISCO E ROSA | Av.N, 447 - Vila Velha IV | 21° | 26/03/89 | 23 anos | Palha |
AMARAL E LUCIANA | R. do Carangueijo,2413 - S.Fco | 19° | 27/03/04 | 08 anos | Barro |
FLÁVIO E JOSI | R.Jangadinha,378 - S.Fco. | 23° | 27/03/04 | 08 anos | Barro |
ZÉ MARIA E LUCINETE | R. do Meio,17 - S.Fco. | 21° | 28/03/82 | 30anos | Pérola |
LUCAS E HELENA | R.Pierre Luz, 914 - Q.Cunha | 5° | 30/03/57 | 55 anos | Ametista |
GILDO E ÉRICA | R. Pedro Sampaio, 145 – Q. Cunha | 17º | 30/03/92 | 20 anos | Porcelana |
ORLANDO E SÔNIA | R. III, 269 – Omega II – Q. Cunha | 13º | 30/03/85 | 27anos | Crisopásio |
JÚNIOR E REJANE | R. Carlos Araújo, 279 – Olavo Oliveira | 25º | 31/03/89 | 23 anos | Palha |
ERNANE E REGINA | R. João Tinoco, 244 – Olavo Oliveira | 8º | 31/03/85 | 22 anos | Louça |
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Casais Aniversariantes de Março
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Informativo de Janeiro de 2012
“Eu não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho, te trago”.
O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/6_de_janeiro" de janeiro. A noite do dia 5HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/5_de_janeiro" de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".
O Brasil terminou, com a proclamação da república em 1889, separando a Igreja e o Estado. A partir dessa data a Igreja teve que improvisar um meio de sustentar suas atividades. Foi quando surgiu o sistema de cobrança de taxas pelos serviços religiosos tais como: casamentos, batizados, encomendações de missas, etc. Que infelizmente, vigora até os dias de hoje devido a pouca adesão do católico à devolução do dizimo, pois no Brasil, o costume sempre foi com permissão da Igreja, em vista da pobreza do povo, pagar o que se pode, quando se pode e como se pode.
Mas o dízimo, bem entendido, exclui o egoísmo e integra o amor. Deve ser buscado com desejo constante, ou seja, sentir vontade e amor em participar de coração do dízimo que é fonte de graças, sinal de comunhão com Deus.
1 - Dimensão religiosa: manter todos os gastos da Igreja; reformas, construções, pinturas, salários, materiais litúrgicos, água, luz, telefone, materiais de limpeza, etc...
2- Dimensão Missionária: investir-nos diversos grupos (pastorais) da igreja quer seja dos jovens, adultos, crianças ou idosos...
3- Dimensão Social: Investir em obras de caridade, ajudar aos mais necessitados.
Quando permitimos sermos conduzidos por Deus, tudo acaba bem em nossas vidas. É isso que está faltando às pessoas - Fé - Entregar-se a Deus e tê-la como primeiro plano de nossas vidas.
Dízimo é a entrada em comunhão com Deus, é a partilha, mas para chegarmos a isso, precisamos educar nossa fé. Quando é Deus que pede, a oferta é conforme manda nossos corações e corações conscientizados conhecem seus deveres, conhecem as necessidades da sua paróquia, e na hora da devolução dos nossos dízimos atenderemos com amor e fidelidade ao pedido de Deus.

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Equipe dirigente 2011 |
Esta frase resume bem aquilo que representou a equipe dirigente de 2011 para o ECC da Paróquia de São Pedro e São Paulo.
Que com sua missionariedade souberam representar tão bem o ECC, que é um serviço da igreja, em favor da evangelização das famílias. Acreditamos que o êxito em função de cada casal foi trazer em suas vidas uma maior evidencia um dos cincos pontos básicos que compõem o ECC enriquecendo assim a nossa espiritualidade.
Doação: essência da vida cristã. (Freitas e Ariadna)
Pobreza: atitude evangélica fundamental para se colher o Reino de Deus. (Fransquim e Alice).
Simplicidade: atitude que se traduz num estilo simples, espontâneo e autêntico no relacionamento com os outros. (Germando e Ordenir).
Alegria: Nasce da certeza da vitória do bem, experimentada no encontro, na partilha, na doação, na comunhão com o outro. (Robério e Raquel)
Oração: É uma relação pessoal do homem com Deus em Jesus Cristo. (Natanael e Lucilene)
Aos cincos o nosso abraço e agradecimentos, pela disponibilidade, empenho e amor que tiveram em servir a nossa igreja. Desejamos um 2012 repleto de bênçãos e realizações em suas vidas.
Equipe dirigente de 2012.
VOCÊ SABIA?

A data marca para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e, por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
Fique por dentro
Pastoral do Dizimo
O quinto mandamento da Igreja determinava, até pouco tempo, que é dever do católico "pagar o dízimo segundo o costume". Mas que costume será este?
A Igreja Católica tem se mostrado tolerante quanto à obrigação de se pagar a décima parte do que se ganha. A nova redação dada ao mandamento "pagar o dízimo segundo o costume" tornou-se "ajudar a igreja em suas necessidades".

Mas o dízimo, bem entendido, exclui o egoísmo e integra o amor. Deve ser buscado com desejo constante, ou seja, sentir vontade e amor em participar de coração do dízimo que é fonte de graças, sinal de comunhão com Deus.
E inadmissível o dízimo como pagamento, ele deve ser entendido como devolução a Deus do que ele mesmo nos dá.
Nós dizimistas não podemos entender a devolução como troca de favores, devemos fazer essa devolução com amor, sem segundas intenções, sem exigirmos que a Igreja realize obras para incentivar a participação da devolução, porque mostrar obras é próprio dos políticos e não da Igreja.
Devemos participar do dízimo com apenas um sentimento - "Entrar em comunhão com Deus, participar de seu plano de salvação e estar em comum-união com a casa de Deus e a comunidade".
O dízimo é pessoal, não deve ser visto como troca mais sim: "Eu e Deus".
Devemos participar do dízimo com apenas um sentimento - "Entrar em comunhão com Deus, participar de seu plano de salvação e estar em comum-união com a casa de Deus e a comunidade".
O dízimo é pessoal, não deve ser visto como troca mais sim: "Eu e Deus".
Nós devolvendo a Deus, fazemos nossa parte, sem nos preocuparmos com o que vai ser feito do nosso dízimo. Deus faz parte dele, que é a orientação das pessoas que irão trabalhar nesta pastoral, para que o dinheiro seja empregado, obedecendo a três importantes dimensões:
1 - Dimensão religiosa: manter todos os gastos da Igreja; reformas, construções, pinturas, salários, materiais litúrgicos, água, luz, telefone, materiais de limpeza, etc...
2- Dimensão Missionária: investir-nos diversos grupos (pastorais) da igreja quer seja dos jovens, adultos, crianças ou idosos...
3- Dimensão Social: Investir em obras de caridade, ajudar aos mais necessitados.
Quando permitimos sermos conduzidos por Deus, tudo acaba bem em nossas vidas. É isso que está faltando às pessoas - Fé - Entregar-se a Deus e tê-la como primeiro plano de nossas vidas.
Dízimo é a entrada em comunhão com Deus, é a partilha, mas para chegarmos a isso, precisamos educar nossa fé. Quando é Deus que pede, a oferta é conforme manda nossos corações e corações conscientizados conhecem seus deveres, conhecem as necessidades da sua paróquia, e na hora da devolução dos nossos dízimos atenderemos com amor e fidelidade ao pedido de Deus.
Conhecendo o ECC
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Casal setorial Felix e Heloísa |

Estrutura de direção do ECC

“Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser”.
Santo Agostinho
Casais Aniversariantes de Fevereiro 2012
CASAL | ENDEREÇO | ECC | D.C | ANOS | BODAS |
Assis e Mércia 3284-5909/86351129 | R. Carlos Gondim, 665 – Jardim Guanabara | 26º | 01/02/86 | 26Anos | Alexandrita |
Neto e Neta 8821-9650/9608-6423 | R. Maria Clara, 1177 – Q. Cunha | 19º | 01/02/95 | 17 Anos | Rosa |
Dedé e Valda 8717-3367 | R. George Cavalcante, 937 – J . Guanabara | 25º | 03/02/85 | 27 Anos | Crisopásio |
Aurenir e Eronilde 3284-5355 | R. Cecil Salgado, 534 – J. Guanabara | 9º | 04/02/92 | 20 Anos | Porcelana |
Francisco e Auxiliadora 3479-3303 | Av. Mozart P. de Lucena, 3347 – São Fco. | 26º | 07/02/87 | 25 Anos | Prata |
André e Amélia 8135-6833 | R. do Caranguejo, 2598 – São Francisco | 22º | 08/02/03 | 09 Anos | Vime |
Arimatéia e Clara 3342-3217 | R. Major Celestino, | 14º | 10/02/79 | 33 Anos | Crizopala |
Mendonça e Jeane 3479-7342/8725-6170 | R. Sulamita Portela, 170 – Quintino Cunha | 23º | 13/02/82 | 30 Anos | Pérola |
Cícero e Aparecida 8797-3058/96461025 | Dom Aluisio, 139 – Antônio Bezerra | 22º | 19/02/92 | 20 Anos | Porcelana |
Jorge e Kerbene 3282-1813 | R. Creuza Rocha, 300 – Jardim Guanabara | 21º | 19/02/00 | 12 Anos | Seda |
Itemberg e Marcileide 3228-0174 | R. Cecil Salgado, 109 – Quintino Cunha | 17º | 22/02/84 | 28 Anos | Hematita |
Eliezer e Amparo 3237-8605 | R. Luís Costa Filho, 352 – Cidade Oeste | 20º | 22/02/86 | 26 Anos | Alexandrita |
Cândido e Toinha | R. do Camarão, 76 – São Francisco | 9º | 24/02/79 | 33 Anos | Crizopala |
Francisco e Zefinha 3479-1458/87901085 | R. 01, 169 – Ômega II. Quintino Cunha | 15º | 26/02/78 | 34 Anos | Oliveira |
Batista e Margarida 3282-3745 | R. Rdo Pinheiro Bastos, 351 – Olavo Oliveira | 25º | 26/02/70 | 42 Anos | Prata dourada |
domingo, 29 de janeiro de 2012
IV DOMINGO DO TEMPO COMUM
DIA 29 DE JANEIRO – DOMINGO
Marcos 1,21-28
Marcos 1,21-28
Um povo de profetas se reúne para celebrar a fé no Deus vivo e libertador. A Eucaristia é um espaço privilegiado para aprendermos quem é Jesus. É ele quem nos abre os olhos para vermos que, no meio de nós e ao nosso redor, há uma multidão de gente despersonalizada e oprimida pelos espíritos maus que alienam nosso povo. Na Eucaristia ouvimos a Palavra de Deus, que nos ensina por meio de seu Filho. Seu ensinamento é uma prática libertadora que decreta a destruição de tudo o que não condiz com seu projeto de vida e liberdade. É a essa prática que hoje queremos nos doar plenamente, ocupando-nos com as coisas do Senhor. No Evangelho deste IV Domingo do Tempo Comum o Evangelista Marcos está preocupado em mostrar quem é Jesus. Mas não se preocupa com definições abstratas. Ele apresenta Jesus agindo. E, a partir de seus gestos, nós podemos descobrir quem ele é. O trecho de hoje é de grande importância. Trata-se do primeiro ato público de Jesus. Além disso, apresenta um dia típico da atividade de Jesus: o que encontramos nesses versículos é uma mostra daquilo que o Mestre faz constantemente. Marcos situa no tempo e no espaço o relato do primeiro milagre: é um dia de sábado (tempo) e Jesus entra na sinagoga (espaço), acompanhado pelos discípulos que acabara de convocar. O sábado era uma das instituições sagradas para as pessoas daquela época, dia de celebrar a vida e a comunhão com Deus. A sinagoga era lugar de estudo e aprendizagem. Mas o sábado e a sinagoga não estavam favorecendo a vida. Jesus começa a ensinar. Marcos não fala do conteúdo desse ensinamento. É que, neste evangelho, ensino e prática são a mesma coisa. O povo se admira, porque ele ensina como quem tem autoridade, e não como os doutores da Lei. Depois que o homem possuído por um espírito mau foi libertado, o povo fica espantado, e todos se perguntam: “O que é isto? Um ensinamento novo, dado com autoridade”. O ensinamento de Jesus é novo porque liberto ao mesmo tempo em que ensina. Aí se situa a diferença entre o seu ensinamento e o dos doutores da Lei, cuja prática não conduz à libertação. E isso tem muito a ver com nossa prática pastoral, às vezes feita de teorias, sem imprimir uma caminhada libertadora. Ao entrar na sinagoga, Jesus se volta para quem não recebia atenção. Ele faz com que o possuído pelo demônio se torne o centro das atenções, e sua libertação é, ao mesmo tempo, prática e ensino. O homem possuído pelo espírito mal é símbolo de todas as pessoas despersonalizadas às quais foi impedido falar e agir como sujeitos da própria vida e história. Não são donas de si próprias. Sua vida e destino dependem de outros que pensam, falam e agem por elas. Os espíritos maus que falam em nome do povo jamais admitirão a possibilidade de o povo vir a ser libertado. É assim que o espírito mal reage diante de Jesus: “O que queres de nós?”. Notemos um detalhe importante: o espírito mau fala no plural, sinal de que representa de fato tudo o que despersonaliza e aliena as pessoas. Nesse sentido, ele é o princípio de todas as alienações da sociedade: discursos políticos enganadores, planos econômicos que roubam do povo o pouco que possui entendimentos sociais que não ajudam o povo a sair da miséria, etc. Que o Bom Deus nos ajude a discernir a voz de Deus em meio aos espíritos maus. Abençoe-nos o Deus Todo Poderoso Pai, Filho e Espírito Santo.
Uma ótima semana a todos!
Pe. Francisco Ivo
Paróquia São Pedro e São Paulo
Um povo de profetas se reúne para celebrar a fé no Deus vivo e libertador. A Eucaristia é um espaço privilegiado para aprendermos quem é Jesus. É ele quem nos abre os olhos para vermos que, no meio de nós e ao nosso redor, há uma multidão de gente despersonalizada e oprimida pelos espíritos maus que alienam nosso povo. Na Eucaristia ouvimos a Palavra de Deus, que nos ensina por meio de seu Filho. Seu ensinamento é uma prática libertadora que decreta a destruição de tudo o que não condiz com seu projeto de vida e liberdade. É a essa prática que hoje queremos nos doar plenamente, ocupando-nos com as coisas do Senhor.
No Evangelho deste IV Domingo do Tempo Comum o Evangelista Marcos está preocupado em mostrar quem é Jesus. Mas não se preocupa com definições abstratas. Ele apresenta Jesus agindo. E, a partir de seus gestos, nós podemos descobrir quem ele é. O trecho de hoje é de grande importância. Trata-se do primeiro ato público de Jesus. Além disso, apresenta um dia típico da atividade de Jesus: o que encontramos nesses versículos é uma mostra daquilo que o Mestre faz constantemente.
Marcos situa no tempo e no espaço o relato do primeiro milagre: é um dia de sábado (tempo) e Jesus entra na sinagoga (espaço), acompanhado pelos discípulos que acabara de convocar. O sábado era uma das instituições sagradas para as pessoas daquela época, dia de celebrar a vida e a comunhão com Deus. A sinagoga era lugar de estudo e aprendizagem. Mas o sábado e a sinagoga não estavam favorecendo a vida.
Jesus começa a ensinar. Marcos não fala do conteúdo desse ensinamento. É que, neste evangelho, ensino e prática são a mesma coisa. O povo se admira, porque ele ensina como quem tem autoridade, e não como os doutores da Lei. Depois que o homem possuído por um espírito mau foi libertado, o povo fica espantado, e todos se perguntam: “O que é isto? Um ensinamento novo, dado com autoridade”. O ensinamento de Jesus é novo porque liberto ao mesmo tempo em que ensina. Aí se situa a diferença entre o seu ensinamento e o dos doutores da Lei, cuja prática não conduz à libertação. E isso tem muito a ver com nossa prática pastoral, às vezes feita de teorias, sem imprimir uma caminhada libertadora. Ao entrar na sinagoga, Jesus se volta para quem não recebia atenção. Ele faz com que o possuído pelo demônio se torne o centro das atenções, e sua libertação é, ao mesmo tempo, prática e ensino.
O homem possuído pelo espírito mal é símbolo de todas as pessoas despersonalizadas às quais foi impedido falar e agir como sujeitos da própria vida e história. Não são donas de si próprias. Sua vida e destino dependem de outros que pensam, falam e agem por elas. Os espíritos maus que falam em nome do povo jamais admitirão a possibilidade de o povo vir a ser libertado. É assim que o espírito mal reage diante de Jesus: “O que queres de nós?”. Notemos um detalhe importante: o espírito mau fala no plural, sinal de que representa de fato tudo o que despersonaliza e aliena as pessoas. Nesse sentido, ele é o princípio de todas as alienações da sociedade: discursos políticos enganadores, planos econômicos que roubam do povo o pouco que possui entendimentos sociais que não ajudam o povo a sair da miséria, etc.
Que o Bom Deus nos ajude a discernir a voz de Deus em meio aos espíritos maus. Abençoe-nos o Deus Todo Poderoso Pai, Filho e Espírito Santo.
Uma ótima semana a todos!
Pe. Francisco Ivo
Paróquia São Pedro e São Paulo
Paróquia São Pedro e São Paulo
Impeça que o Cristo Redentor seja mais uma vez escarnecido no Carnaval do Rio de Janeiro

Precisamos unir forças, pois a batalha é contra os “maiorais” do carnaval no Rio de Janeiro.
Veja aqui como assinar uma Petição solicitando ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e ao prefeito da cidade, Sr. Eduardo Paes, para que NÃO PERMITAM que levem para a Avenida da imoralidade que é a Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, imagem alguma que sugira ser o Cristo Redentor.
Este insulto não podemos deixar passar em branco!
A petição será enviada a Arquidiocese do Rio de Janeiro e ao Gabinete do Prefeito antes do Carnaval. Por isso pedimos a todos que participem até o dia 10 de fevereiro.
Esta petição foi criada depois que soubemos da grande ofensa que estão armando contra Nosso Senhor Jesus Cristo.
Uma escola de samba resolveu homenagear Joãosinho 30 – um carnavalesco que faleceu ano passado – colocando em seu desfile de imoralidades do carnaval de 2012 uma alegoria onde o Cristo Redentor é motivo de chacota, pois é intitulado “Cristo Mendigo”, tem uma lona o cobrindo inteiro (porque na época do desfile, em 1989, a estátua foi proibida de ser usada) e o insulto óbvio: Imagens santas não devem estar e nem ser expostas em eventos imorais.
Assine agora a Petição e entenda melhor o que acontece nesta página.
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Vamos abalar as estruturas desta festa que só tem como objetivo o pecado carnal.
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